Comentário da Liturgia do Sábado
                    da 21ª Semana Comum
                     (ITs 4,9-11; Sl97(98);Mt25,14-30)

        Com esta comparação, Cristo adverte que Deus dá a cada pessoa humana uma determinada porção de qualidades: físicas, intelectuais, volitivas, morais, sociais, artísticas, administrativas, industriais, etc. Essas qualidades têm por finalidade ultima a glorificação de Deus e o bem estar humano. Na hora da morte, cada pessoa deverá prestar contas a Deus do uso das qualidades recebidas. Todos quantos empregarem suas qualidades para a glória de Deus e o bem humano, receberão recompensa eterna no céu: a visão e a felicidade total em Deus.
        O servo que recebeu só um talento é o protótipo dos egoístas, que em vez de empregarem suas qualidades para a glorificação de Deus e o bem da humanidade, usam-nas exclusivamente para si mesmos ou vivem na indolência, sem se preocupar com nada.
         O cristão tem por dever aumentar em si mesmo e na sociedade o reino de Cristo. Caso contrário será rejeitado por Cristo na eternidade.
         Os cristãos não devem ficar ociosos nem temerosos, mas devem com responsabilidade fazer frutificar a Palavra de Deus, na construção de um mundo melhor.
        E lembremos: a quem mais é dado, mais é cobrado. 


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=634085