Comentário da Liturgia do 22º Domingo Comum 
    (Eclo 3, 19-21.30-31; Sl 67;Hb 12, 18-19.22-24a; Lc 14, 1. 7-14) 

         A 1ª leitura fala da doçura e da humildade. Sabemos que a humildade é a qualidade fundamental para ser agradável ao nosso Deus e aos irmãos. 
         O salmista nos leva à meditação da leitura dizendo que o Senhor é pai dos órfãos e protetor das viúvas. No refrão ele canta: “com carinho preparastes a uma mesa para o pobre.
          A 2ª leitura afirma que a vida cristã exige de nós entre determinados valores e atitudes a humildade, a simplicidade e o amor. 
          O evangelista Lucas nos dá nestes vv. de hoje uma lição de humildade através da parábola que Jesus conta sobre a escolha do último lugar. Jesus fala da gratuidade dizendo que devem ser convidados os que não podem retribuir. 
          O convite interesseiro atinge seu pagamento neste mundo e nesta vida. A caridade desinteressada tem pagamento transcendente."A ressurreição dos justos "é a glorificação  a exemplo e pelo dom de Jesus Cristo.
          Ele veio para propor novo banquete, preparado primeiro para os rejeitados. Nossa sociedade arrogante e competitiva deve buscar o resgate de duas virtudes que foram há muito descartadas: a modéstia e a generosidade.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=635441