Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Comentário da Liturgia da 2ª feira 
                 da 22ª Semana Comum

            (ITs 4,13-16;Sl 95 (96); Lc 4,16-30)

 

Na 1ª leitura Jesus anunciou sua vinda gloriosa triunfal.

Paulo afirma que os mortos se “levantarão”, ressuscitarão para participar do triunfo de Cristo. Há, porém os que “não êm esperança” em outra vida como os saduceus e muitos pagãos.

O Salmista afirma que o “O Senhor vem julgar a nossa terra”.Vem peneirar e não podemos ser o restolho. Devemos ser a semente de boa qualidade pois não fomos criados para ser jogados fora. A verdade é que o Senhor vem. Ele com paciência espera a nossa conversão.O Senhor é misericordioso com os que ainda não se converteram., especialmente com os da minha casa.

No Evangelho de hoje Jesus não lê apenas um texto casual da Escritura. Lê o seu texto, é ele que lhe dá sentido. Declara-se ungido pelo Espírito e a unção tem aqui sentido messiânico. É ele o Messias.De início, acontece uma reação imediata de aprovação e admiração pelo seu comentário sobre “a graça” do texto lido. Recebem  como boa notícia  a chegada do momento da libertação. Ms que seja Jesus o Messias profetizado, não aceitam. Pode o filho de José, o carpinteiro, ser o Messias?Exigem prova.. E a incredulidade vence. Como Jesus não realiza um milagre, é considerado usurpador do título messiânico e merece a morte. A tentativa falha porque não chegou a sua hora.

Também nós recebemos a graça da unção para anunciar o Evangelho. Como Paulo procuremos levar a Boa Nova oportuna e inoportunamente, pois foi para isso que o Senhor nos criou, e assim chegaremos a nossa meta que é a salvação.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=636647

marineusa
Enviado por marineusa em 03/09/2007
Reeditado em 03/09/2007
Código do texto: T636647

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 72 anos
1726 textos (326428 leituras)
39 áudios (29745 audições)
18 e-livros (9109 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/12/17 03:59)
marineusa