Comentário da Liturgia da 3ª feira
                      da 22ª Semana Comum

              (I Ts 5,1-6.9-11; Sl 26 ; Lc 4, 31-37)

 

São Paulo adverte que a vinda do Senhor será repentina. Logo é preciso vigiar. ”Acordados” são os que estiverem vivos quando chegar o Senhor; “dormindo” os que então estiverem mortos. Todos sem distinção “viverão sempre com ele”, já que viver com ele não tem fim.

O salmista nos convida a experimentar um encontro com o nosso Deus bondade

No Evangelho nota-se a reação favorável do povo pelo fato de Jesus falar com autoridade própria, não citando fontes alheias. A sua palavra  transmite força  de convicção.

O demônio pronuncia nome e títulos diante de Jesus e teme pelos do seu grupo. Jesus pronuncia duas ordens: “cala” e “sai”. Realmente Jesus vem “acabar com eles”.

O povo, que admirou a sua “autoridade” do seu ensinamento, admira agora a “autoridade do seu poder sobre o demônio”.

Diante de Jesus, todos percebem estar diante de um ser superior, mais forte que o espírito do mal. Se o demônio obedecia a Jesus – e só Deus é capaz de dominar o demônio, - por dedução lógica chegamos à conclusão que Jesus é Deus.

Lucas nos apresenta Jesus como Mestre que ensina e liberta .Necessitamos nos esvaziar de todo orgulho e mesquinhez para dar lugar ao poder de Jesus  em nós. O mal se faz presente em muitos lugares e nós devemos ser reflexos de Jesus iluminando, devemos nos deixar usar por ele como instrumentos de libertação das pessoas que são escravizadas pelas falsas ideologias, pelos projetos da fama, enfim de tudo que nos distancia de Jesus. 


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=638265