° ° ° ° ° O DESPERTAMENTO ° ° ° ° °

“Veio-lhe então a palavra do Senhor, dizendo: Levanta-te, e vai a Zarefate, que é de Sidom, habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente”

(I Rs 17.8:9)

Com essa determinação Deus estava despertando em Elias algumas atitudes indispensáveis que devemos ter perante o Deus Pai: obediência, submissão, dependência e fé.

A fé está profundamente ligada à nossa experiência com Deus e com o mundo que nos cerca. É humanamente impossível viver sem fé, até o ateu precisa - crer que não crê – para sustentar o seu ateísmo.

Podemos achar uma conceituação de fé em Hebreus 11: no v.1 o escritor desta carta apresenta a fé como profundamente relacionada com a esperança do ser humano; no v.2 a fé é o caminho para uma nova vida; e no v.3 “Pela fé entendemos...”. A fé não bloqueia o entendimento, mas facilita. “todavia o meu justo viverá pela fé; e: se retroceder, nele não se compraz a minha alma” (Hb 10.38) Entretanto quantos tem a certeza que tem a fé em Jesus Cristo, sabe que foi salvo pela fé, procura viver pela fé, mas não sabe explicar o que é fé! Saber o que é fé não é tão importante como ter fé, é claro que sim. Ter fé é muito mais importante e melhor do que saber defini-la. Deus não salvará ninguém por saber o que é fé e entendê-la e sabê-la explicar, mas por tê-la em Cristo Jesus com certeza será salvo. No entanto devemos nos esforçar, se além de crer tendo fé, pudermos compreender o que é fé, isso será de bastante validade e relevância, pois vivemos em dias que precisamos responder àquelas pessoas que “nos indagam sobre a esperança que há em nós” (I Pe 3.15)

Toda pessoa que quiser vencer as batalhas da vida precisa fazer um estudo do poder e da autoridade que há no nome de Cristo Jesus. Precisa descobrir o entendimento que os heróis da fé possuíam desse nome. O que realmente significa para nós, hoje, usar o nome do nosso salvador e Senhor Jesus Cristo. Em João 14.13, o Senhor Cristo Jesus assim se expressou: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.”, aqui Ele não está falando propriamente de oração como nós a conhecemos; mas, sim, sobre determinar, pedir. Usar o nome de Jesus Cristo para o cristão deve ser algo tão comum como qualquer outro ato; deve ser um uso constante e contínuo.

A fé é tão importante que a Bíblia nos diz que a nossa vida é: “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito; O justo viverá por fé.” (Rm 1.17) diz também que, se ele recuar (Hb 10.38). Justo é aquele que foi justificado, que significa inocentado pelo sangue misericordioso de Cristo Jesus. Não é perfeito, pois perfeito é só Jesus Cristo, mas justo, que é todo aquele que aceitou a Ele como Senhor e Salvador. Portanto, todo crente é salvo e justo, devendo e tendo a obrigação de andar e viver pela fé. Andar e viver pela fé são fazer-nos tudo conforme o que diz a Palavra de Deus e não ser conduzido pelos sentimentos e emoções do mundo!

c.rittmeyer

carlos vida
Enviado por carlos vida em 08/09/2007
Código do texto: T643480
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.