/!\_/!\_/!\ CULTO VESPERTINO /!\_/!\_/!\

“Bendizei ao Senhor, vós todos, servos do Senhor, que assistis na Casa do Senhor, nas horas da noite; (Salmos 134.1)

Em todas as áreas de nossa vida a tendência é idealizarmos. Imaginamos sempre uma família perfeita, desejamos um trabalho digno e que só nos dê satisfação, sonhamos estarmos sempre cercados apenas de pessoas amigas, e na igreja onde congregamos uma igreja excepcional sem defeitos uma igreja forte!

Qual a igreja ideal para um pastor e para nós? – É ter um culto de oração no meio da semana, com o templo cheio, totalmente lotado. Ver todos os membros entregando o dizímo sem precisar exortar. Saber que todas as suas ovelhas oram, lêem a Bíblia e testemunham todos os dias. – Mas na realidade não é isso que acontece.

Qual o pastor ideal para uma igreja? – É aquele homem que está sempre alegre. Tem sempre uma palavra certa, amiga e de pastor na hora certa. Prega mensagens poderosas dos livros da Bíblia que mais gostamos todos os domingos pela manhã e a noite. Visita todos os membros da igreja periodicamente. Tem uma vida devocional, financeira e familiar exemplar sem quaisquer tipos de problemas. Está sempre disposto a nos ouvir, mesmo que isto leve tempo. – Mas também não é isso o que acontece.

O nosso grande desafio é enfrentarmos a realidade e superarmos os obstáculos, deixarmos a nossa passividade incômoda e ir à busca da igreja ideal. E temos a nossa disposição os melhores recursos, que são os recursos de Deus para alcançarmos uma igreja cada dia mais parecida com o a que Cristo Jesus planejou.

“Exultai, ó justos, no Senhor! Aos retos fica bem louvá-lo.

Celebrai o Senhor com harpa, louvai-o com cânticos no saltério de dez cordas.

Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo.

Porque a palavra do Senhor é reta, e todo o seu proceder é fiel.

Ele ama a justiça e o direito; a terra está cheia da bondade do Senhor. (Salmos 33.1:5)

Podemos ler e verificar que conforme o Salmista escreve, não diz que devemos somente louvar a Deus apenas uma vez e na parte da manhã. Devemos sim louvar a Deus todos os dias e o dia todo, principalmente no domingo e no Culto vespertino, pois é o Culto que antecede a semana que está pra se iniciar e para isto precisamos louvar a Deus para que a mesma seja ricamente abençoada. Vejamos que o Salmista começa com um convite a louvarmos o Senhor, (v. 1-3) e logo de início nos mostra pelo menos quatro motivos para louvarmos o Senhor, (v. 4-5) louvá-lo por sua Palavra. O profeta Ezequiel comeu a Palavra do Senhor que era doce como mel. E nós se quisermos ser iguais a Cristo Jesus teremos que estar sempre nos alimentando da Palavra do Senhor. Jesus Cristo diz em Lucas 4.4 = “Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem.”, a Palavra do Senhor veio a Gideão: “O Senhor é contigo varão valoroso”. O Centurião em Lucas 7.7 diz: “Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.”, Jesus disse para Jairo; “Não temas, crê somente”. Em Filipenses 4.6 “Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça.”, este versículo me veio a cabeça porque devemos vigiar até os nossos pensamentos e sabermos o que realmente devemos pedir de como deve ser a nossas vidas.

Porque o Culto vespertino é importante: porque devemos como já antes disse, é o Culto que antecede a semana e devemos Louvar a Deus por sua fidelidade para conosco II Timóteo 2.13, pois Ele é sempre fiel, não muda. E para pedirmos, para sermos os menos infiéis possíveis. Louvá-lo por que Ele é justo, nos dando o que realmente merecemos; a justiça humana é falha, mas a justiça Divina é perfeita. Louvá-lo por sua bondade, tomemos o Salmo 23 e Naum 1.7 “O Senhor é bom”. O salmo 33 mostra o meu o seu Deus, um Deus pessoa (v. 18-19), a poesia para descrever este nosso Deus é simplesmente maravilhosa, começa na criação do mundo, depois as nações, depois os líderes, e chega ao nosso coração. Podemos esperar Nele e nos alegrar-mos Nele (v. 20-21), pois só Ele é digno de louvor.

Irmãos, quem é que gosta só de dar e nunca receber? – Ou quando sabemos que uma pessoa só se lembra da gente, quando é para pedir alguma coisa, e raramente agradece quando agradece! – Temos que ter o hábito e a necessidade de darmos constantemente louvores e orarmos sempre, e quero insistir um pouco mais neste assunto. Porque na maioria das vezes é isso que acontece no nosso meio, descuidamos da oração em nossa vida. Nós sentimos a falta, Deus sabe o pouco tempo que O buscamos e as pessoas ao nosso redor notam. Fomos criados para um relacionamento constante com Deus, e a oração é a base deste relacionamento juntamente com a leitura da Palavra de Deus.

Lembre-se do exemplo de Cristo Jesus pelos motivos: Primeiro, Ele não precisava orar muito porque era o Filho de Deus. E depois, porque Ele não tinha pecado e por fim, Ele é o próprio Deus. No entanto Ele é o nosso maior exemplo também na vida de oração. João 7.53 e 8.1:2“E cada um foi para sua casa. Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava.”. Nós sabemos o que Jesus ia fazer no Monte das Oliveiras, nos desertos, no Jardim do Getsêmani. Orar, manter comunhão com o Pai.

Temos constantemente e sempre necessidades. Mas com certeza a oração é a grande necessidade. Traga o poder de Deus para junto de você através de uma vida de oração.

Tenhamos em mente: a igreja é composta de pessoas como nós, e tornamo-la no que é. Tenhamos em mente o seguinte pensamento: Será amigável e bom, se eu for a igreja hoje a noite - Os seus bancos estarão cheios se eu os ajudar a encher.- Fará um grande trabalho se eu trabalhar.- Terá muitas ofertas generosas a muitas causas se eu der generosamente.- Trará outras pessoas à sua adoração e comunhão se eu as trouxer.- Será uma igreja de lealdade e de amor, de coragem e de fé, e uma igreja com um espírito nobre, se eu, que o torno no que é, estiver cheio disso.- Portanto, com a ajuda de Deus, dedicar-me-ei à tarefa de ser tudo o que quero que a minha igreja seja.

Lembremos e leia: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; (Mt 5.14). Jesus Cristo disse aos seus discípulos e é a ordem que deixou para nós; “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo”. É isto que é que Cristo Jesus exige e ordena que demonstremos nos dias de hoje. – certo faroleiro de uma costa marítima reparou em uma noite que o farol estava totalmente escuro. Logo procurou descobrir a razão da falta de luminosidade. Tudo parecia estar em ordem, o refletor dava à luz, mas, apesar disso, o farol não iluminava o desejado. Examinando as grandes vidraças do farol achou-as completamente cobertas de insetos noturnos buscando aquecimento, e em tão grande número a ponto de não deixar passar os raios necessários de luz sequer desejável. Depressa providenciou a limpeza das vidraças mas, após a noite ao amanhecer, avistou os restos de um navio naufragado nos penhascos da costa de uma ilha próxima, por falta do farol! – lembre-se o mundo jaz nas trevas densas do pecado. O homem permanece condenado, sob o peso de seus pecados, a uma eterna perdição. É bom relembrar neste dia o que Jesus Cristo disse. Não vamos esquecer o “símbolo” de nossa igreja que é a sarça ardente, que clareia como um farol. Não permita que nenhum inseto, da indiferença, da frieza espiritual, do egoísmo, do amor às coisas materiais, do pecado impeçam você de brilhar. Como farol da costa você deve brilhar por Cristo Jesus, apontando a pessoas perdidas a eterna salvação em Jesus Cristo.

Coloque como um alvo para sua vida e de sua presença na igreja, dar testemunho, ganhar almas para Cristo Jesus. Tenha certeza que Deus vai te ajudar e nos ajudar neste propósito...

c.rittmeyer

carlos vida
Enviado por carlos vida em 08/09/2007
Código do texto: T644070
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.