A PARÁBOLA DO SEMEADOR

Jesus gostava de conversar com seus discípulos e todo aquele povo que o seguia, de maneiras que ouvissem e passassem a refletir tudo o que Ele dizia. Não forçava a ninguém a que O entendesse, que O seguisse nas suas revelações. Falava-lhes por meio de parábolas, contando histórias para que fossem capazes de pensar e chegarem às suas conclusões livremente, de que Ele era, realmente o Messias, o Enviado, o Prometido, citado no antigo Testamento, principalmente pelo Profeta Isaías, que nos revela muito tempo antes sobre a vinda de Jesus; como Ele viria, como Ele viveria e, porque e como Ele morreria e, como Ele voltaria ressuscitado na Gloria do Pai.

E, quando lemos o Novo Testamento, vemos como tudo aconteceu, realmente. E, naquele dia, junto com a multidão que O seguia por toda a parte, passa a falar-lhes por meio da Parábola do Semeador, está em Marcos 4,1-9. Ali ele conta que o semeador saiu para semear. Ao lançar as sementes, alguns grãos caíram à beira do caminho e, como ficaram à mostra, vieram as aves e as comeram. Jesus quer nos dizer que, muitas pessoas ouvem a palavra mas não a interiorizam, não a põem no coração, não lhe dão importância e, rapidamente, a esquecem.

E, continua- “Outros grãos caíram em terrenos pedregosos, onde há pouca terra, logo germinaram e, não havendo profundidade, quando veio o sol ficaram queimados e morreram. Jesus, neste segundo exemplo quer nos dizer que muitos, também ouvem a palavra, ficam entusiasmados, percebendo o que ela pode trazer para a sua vida. Mas, como o meio em que eles vivem, a partir da própria família que não conhece a palavra, não a vive, não tem fé; logo aquele ardor que encontraram vai murchando, vai encolhendo e, volta tudo como era antes longe da palavra, longe de Deus.

No terceiro exemplo, Jesus diz – “Outros grãos caíram entre espinhos e, estes cresceram entre eles, que os sufocaram e, não deram frutos.” Este exemplo que Jesus nos deixa, nos mostra o que muitas vezes acontece. A pessoa ouve a palavra, fica com o coração cheio de amor, quer dividi-lo com os outros e, vive numa família , num meio, onde todos são contra, nada conhecem porque percebem que precisariam mudar de vida, para aceitar para aceitar aquelas verdades , passam a criticá-las e sufocá-las como verdadeiros espinhos na sua vida. E... a pessoa acaba desistindo e volta à vida anterior.

No quarto exemplo, Jesus nos fala daqueles grãos que caíram em terra boa, adubada, cuidada, quer dizer, envia para todos, sem exceção e que quando caem naquele coração, germinam, crescem e dão bons frutos: uns trinta por um; outros sessenta por um e outros cem por um. E, acrescenta “Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça.” Onde entendemos que Jesus quer deixar-nos certos dessa realidade que tudo acontecerá no nosso coração e na nossa alma, se vivermos atentos às Suas palavras, se as meditarmos, se as refletirmos e as colocarmos em prática na nossa vida, através da Fé firme, daquele que crê no amor de Jesus. Cada um de nós será um grão que nasceu, cresceu e dá bons frutos. 30, 60 ou 100 por um, vai depender da nossa fidelidade às palavras de Jesus.

Mesmo sendo limitados, como seres humanos, Jesus nos diz que:- “Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, sereis capazes de fazer coisas maiores daquelas que fiz nesta terra...”

Bene - Ctba. (BGJ) – 11/09/2007 DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!!