CANTAI AO SENHOR

“Cantai ao Senhor um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação.” (Salmo 98.1)

Quando Israel retornou do cativeiro babilônico, a alegria tomou conta da nação. Setenta anos haviam se passado desde que o rei Nabucodonosor começou a deportar os judeus para aquele país distante. Agora era hora de alegrar-se, de cantar, de compor novos cânticos de louvor a Deus.

A palavra salmo significa poema cantado com acompanhamento de instrumentos musicais. Foi nesse clima de libertação e salvação que o salmista compôs o lindo salmo 126.

“Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de cânticos; então, se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres.” (Sl 126.1-3).

É assim que acontece com o homem quando ele sai do cativeiro espiritual e recebe a nova vida em Jesus. A sua vida se enche de alegria e ele se põe a cantar, a louvar, a adorar o Deus que o libertou do cativeiro espiritual.

As músicas do mundo, na maioria das vezes, lembram situações tristes e pecaminosas, levando as pessoas ao pecado, à melancolia, à depressão e até ao suicídio. Já as músicas de Deus são diferentes, elas alegram a alma, falam da esperança do porvir e magnificam o nome de Deus.

A mensagem de Deus cantada é um dos maiores anelos da pessoa que está chegando à igreja de Jesus. Os hinos de adoração são fontes de uma alegria sem par. Tudo que o novo convertido deseja é cantar, cantar e cantar.

A nova vida em Cristo é cheia de alegria. Alegria pelo perdão dos pecados, alegria por conhecer a luz de Cristo, alegria pelos novos irmãos, alegria por entender a paternidade divina. E são tantas as alegrias que só poderia resultar em muito canto e comemoração.

Quando vivíamos no mundo cantávamos e ouvíamos canções produzidas por pessoas sem um compromisso sério com Deus. Assim, muitas vezes nos víamos cantando mensagens fúteis e, até mesmo imorais. Depois de nosso encontro pessoal com o Senhor Jesus, somos livres para louvar e para adorar a Deus.

O louvor consiste em que elogiemos a Deus por tudo aquilo que ele faz. Já a adoração é o louvor incircunstancial, ou seja, adoramos a Deus por aquilo que ele é, independente da situação que estivermos vivendo. O louvor subentende a alegria humana pela graças de Deus e a adoração é a alegria da alma cheia do Espírito Santo e participante da natureza divina. Desse modo, é possível cantar em todo o tempo, seja pelo que Deus faz, seja pelo que Deus é para nós.

A palavra adorar vem do latim (ad = ao lado de) e (orar = falar), ou seja, falar com quem está perto, com quem está ao lado. O adorador ora ou canta na presença de Deus e isto faz toda a diferença. É através do Espírito Santo que fazemos isso.

Foi num espírito de adoração genuína que Paulo e Silas cantavam louvores com os corpos cheios de vergões por causa da pregação do evangelho. Deus havia permitido que eles fossem presos e, mesmo assim, eles cantaram louvores assim que foram colocados na prisão.

"E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.

E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos." (Atos 16.22-26).

Não importa o que o discípulo de Jesus esteja passando, ele sempre desejará cantar louvores, não pelo sofrimento, mas pelo seu grande Deus que merece louvor apenas pelo que é. Era assim que Paulo compreendia.

Nossas lutas são como as nuvens escuras, mas nosso Deus é como o sol. Por mais que pareça que as nuvens tornaram Deus mais frio e distante, Ele está lá, forte, vivo e brilhante para dissipar as nuvens e nos trazer novos dias de paz e alegria, até que entremos definitivamente em sua presença no céu.

O ímpio pode louvar a Deus, mas somente o salvo pode adorá-lo de verdade, como Paulo e Silas o adorou com cânticos, em meio à tribulação. Este é o novo cântico que Deus coloca em nossos lábios, o cântico da adoração incircunstancial.

Cantamos pela alegria que a nova vida de justiça coloca em nossos corações. Cantamos porque ninguém pode nos tirar a qualidade de justos e, portanto, amigos de Deus. Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e cantai de júbilo, todos vós que sois retos de coração. (Sl 32.11).

Cantemos pois ao Senhor um cântico novo porque ele nos concedeu salvação. Cantemos porque Deus é nosso pai amoroso independente do que estejamos passando no momento.