Festa da Exaltação da Santa Cruz

               (Nm21,4b-9; Sl 77(78); Fl 2,6-11; Jô 3, 13-17)

 

João nestes versículos distribui sentenças em torno da fé: crer para ter vida.

Muitos israelitas haviam se rebelado contra Deus e Moisés. Por castigo, Deus enviou serpentes venenosas que mataram a muitos.Diante do arrependimento do povo,Deus ordenou que Moisés fizesse uma serpente de bronze e a colocasse  no alto de um poste.Olhando para a mesma os mordidos de  serpentes se curavam pela fé. De igual forma, Cristo deveria ser erguido no alto de uma cruz. A serpente de bronze era a  imagem de Jesus exaltado na cruz. A serpente livrava de uma morte repentina, Jesus crucificado dá a vida eterna a todos que creditam nele.

O amor de Deus ao homem é tamanho, a ponto de entregar seu Filho único à morte de cruz. Deus enviou seu Filho ao mundo para salvação da humanidade.

O salmista canta: “Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças”. Como esquecer e não ter gratidão por tão imenso amor? A porta  do paraíso que havia se fechado para nós (Gn 3), abre-se novamente com a morte de Jesus na cruz. Por vontade própria, por obediência ao Pai, para que nenhum de nós se perca Jesus dá a sua vida na morte e morte de cruz. Ele havia dito: quando eu for levantado...Atrairei todos para  mim.

Celebramos hoje a exaltação da Santa cruz. Celebramos o madeiro de onde recebemos a salvação. A cruz  que era o sinal mais terrível, o castigo mais absurdo, converte-se em sinal do Senhorio do Senhor, sinal de piedade e nos leva à oração, à contemplação dos mistérios de Jesus; Sinal de redenção, símbolo  daquele que crê.

Traçar o sinal da cruz para os que estão em comunhão com o Mestre é traçar o sinal de eternidade, o nosso sim ao Senhor, é proclamar que Jesus é o Senhor, que estamos com ele, que pertencemos a ele, que queremos morrer com ele para com ele ressuscitar.

A Cruz é o sinal de Cristão que deve ser valorizado, nunca banalizado. Sinal da redenção que o Senhor conquistou para nós derramando seu sangue. Por isso ao olhar para cruz do Redentor queremos  ficar curados  pelo suplício daquele que  nos amou até a morte de cruz. E queremos nos comprometer com o Senhor , com o seu Evangelho, com a sua missão, mostrando a todos que depois da cruz, vem a vida, a ressurreição. Guardemos sempre seu sentido em nossos corações e lembremos que do Coração de Jesus, ao ser traspassado, no alto da cruz, jorrou  a água e o sangue que deram origem aos sacramentos do batismo e da Eucaristia .


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=652067