É preciso usar o manual!

Notório é que os eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos, veículos automotores ou de propulsão humana, etc., possuem seus manuais que, se as orientações forem seguidas devidamente, garantem o bom funcionamento do objeto.

Vale dizer que, nós, SERES HUMANOS, também temos o nosso manual: A BÍBLIA SAGRADA.

Muitos se questionam sobre qual seria o real sentido da vida, e a resposta só poderemos encontrar a partir da obediência ao nosso manual, do contrário, jamais a encontraremos e estaremos fadados a passar pela vida sem que a vivamos.

Dentre tantas orientações bíblicas, que visam o alinhamento do nosso viver à Vontade Soberana de Deus, há uma especialmente difícil, que fala da necessidade de se amar ao próximo como amamos a nós mesmos. Pense naquela pessoa difícil, violenta, assassina, estupradora, roubadora, mentirosa, fofoqueira, gananciosa, corrupta, etc.

A Palavra de Deus (Bíblia) nos ordena que amemos essas pessoas. Nós precisamos amar ao próximo.

Geralmente, ouvimos relatos assim: AMAR A DEUS É MAIS IMPORTANTE DO QUE AMAR AO PRÓXIMO!

Aprendemos, mediante leitura do conteúdo do nosso manual, que aquela pessoa que não ama ao próximo, a quem vê, não poderá amar a Deus a quem não vê. (1° João 4:20-21).

Na Carta aos Gálatas temos: “toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Gálatas 5:14).

Tiago também escreveu sobre esse tema: "a lei real é ame seu próximo como a si mesmo” (Tiago 2:8 ), e aos Romanos, assim escreve o Apóstolo Paulo que “tudo nesta palavra se resume: amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. (Romanos 13:8-9).

Dessa forma, se na nossa mente concluirmos ser difícil e até impossível amar aquela pessoa que não suportamos, é porque, muito provavelmente, a nossa ideia acerca do amor está muito equivocada e, em razão disso, está posto o bloqueio e, consequentemente, o cumprimento deste, que é o maior mandamento da Bíblia, fica comprometido em nosso viver. Assim, nós não funcionaremos bem, pois estaremos ignorando as orientações constantes em nosso manual e enganando-nos a nós mesmos.

Seremos tal qual um celular bloqueado, um rádio em que não se ouve o áudio, ou como um televisor desconfigurado e impossibilitado de projetar imagens, etc.

É preciso usar o manual!