Há um lugar pra você na obra do reino de Deus

"Quando Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabarem de cobrir o santuário e todos os seus móveis, os filhos de Coate virão para levá-lo; mas nas coisas sagradas não tocarão, para que não morram; esse é o cargo dos filhos de Coate na tenda da revelação." (Nm 4.15)

Enquanto Israel peregrinava pelo deserto, o santuário era desmontado conforme eles levantavam acampamento e seguiam em direção à terra prometida.

O Senhor ordenou a Moisés que ele separasse os levitas para executar todo o trabalho no tabernáculo.

Arão e seus filhos seriam sacerdotes. Mas três famílias da tribo de Levi exerceriam o trabalho braçal de transporte do tabernáculo. Seriam elas: os Coatitas, os Meraritas e os Gersonitas. Cada uma, destas famílias, teria um trabalho específico a se fazer.

Percebe-se que, no versículo citado acima, os filhos de Coate deveriam cobrir e carregar os móveis do tabernáculo, mas não poderiam tocar nas coisas santas, caso o fizesse morreriam.

Os utensílios sagrados eram de responsabilidade dos filhos de Arão (Nm 4.19).

Os Gersonitas, por sua vez, tinha sua incumbência (Nm 4.24-26); assim como os filhos de Merari também possuíam suas responsabilidades (Nm 4.31,32).

Note que, cada um possuía sua obrigação e todos tinham uma finalidade na obra de transporte do tabernáculo. O mesmo acontece no reino de Deus. A cada um o Senhor confiou uma obra para ser realizada, visando o aperfeiçoamento dos santos e a edificação do corpo de Cristo (Ef 4.11,12).

Não queira estar aonde Deus não te colocou; não queira fazer aquilo que Deus não estabeleceu para ser feito por você. Descubra o seu lugar na obra do reino de Deus.

Esteja pronto para toda boa obra, mas não queira fazer toda a obra sozinho.

Joás Salomão
Enviado por Joás Salomão em 30/12/2018
Código do texto: T6538853
Classificação de conteúdo: seguro