JESUS E A CURA DOS DEZ LEPROSOS - NAS ENTRELINHAS DA HISTÓRIA 2

Passado alguns meses, na região de Samaria e da Galiléia, Apenas um disse: Não aguento passar mais um dia aqui nesta caverna, apesar de ter os Outros como companhia.

Daí os Outros responderam: não se preocupe, logo vamos morrer mesmo. Pare de se lamentar, que para nós não tem mais solução.

Alguns dias mais tarde, após terem voltado para a caverna, depois de procurarem alimentos ao redor da cidade, como de rotina, Apenas um e os Outros discutiam sobre um acontecimento que ainda iria ocorrer.

Os Outros, então disseram: Ficamos sabendo de que um certo homem, considerado um profeta, por nome Jesus, vai passar por esta região, e que há rumores de que ele efetua milagres. Não queremos nem saber, pois milagres são realizados somente por Deus e não por qualquer homem que quer se parecer como um profeta. E ainda mais, a nossa doença, a lepra, ela é incurável.

Então, Apenas um, respondeu aos Outros: Minha mãe me contava histórias, quando eu ainda era muito pequeno, de que há um Deus, que criou todas as coisas, inclusive o ser humano.

E que para Ele, somos mais que preciosos, independente da nossa nacionalidade, religião, raça, e desde que tenhamos fé, seremos curados (Apenas um não pertencia ao povo de Jesus).

Já que todos os Outros eram judeus, concordaram, e disseram: Tudo bem, vamos ao encontro de Jesus, pois não temos mais nada a perder. E, todos juntos resolveram ir.

De caminho em direção a Jerusalém, passava também Jesus, próximo aquela região. Ao chegar perto de uma vila, todos os leprosos foram ao seu encontro.

E, de longe gritaram, dizendo: Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.

Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Apenas um, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os Outros? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?

E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

Então, após ter se apresentado aos sacerdote, conforme solicitado por Jesus, Apenas um foi para junto dos seus familiares, e nunca mais soube notícia dos Outros. "Além da fé, o agradecimento é indispensável ao ato de cura.

Um coração agradecido faz perpetuar a cura recebida".

Texto baseado em Lucas 17: 11-19