Dia 13 – Jó 32 – 37 . As palavras de Eliú, Como nossa justiça afeta Deus, Ninguém entende Deus

8 de Janeiro de 2019

Depois de tanto falarem, os amigos de Jó ficam sem ter o que dizer, já haviam exposto seus argumentos e todas as suas colocações, mas Jó estava firme em sua posição, de forma que a conversa morreu, ambos os times jogaram a toalha, entra em campo então Eliú.

Pelo que lemos, Eliú era o mais novo da roda e por isso aguardou pacientemente a sua vez de falar, em dado momento do texto ele afirma que estava como um vinho em odre sem respiradouro, pronto a estourar; Os odres eram bolsas de couro onde se guardavam (entre outras coisas) vinho, mas o vinho fermenta, e por isso, o odre precisava ficar aberto por um tempo, caso contrário, os gases da fermentação iriam inflar o odre que acabaria por explodir. Engraçado saber que essa sensação de que precisamos falar alguma coisa se não explodiremos é algo antigo.

As palavras de Eliú não diferem tanto das dos seus amigos, ele segue a mesma linha de pensamento, entretanto, diferente deles, não acusa Jó de forma específica de nem um pecado, mas da indícios de não crer em sua justiça, dentre tudo o que ele falou podemos elencar alguns pontos interessantes, a saber: Não afetamos Deus com nossos pecado e o fato de Ninguém o entender.

Podemos andar de forma justa e integra aqui na Terra, podemos andar de forma pecadora e escabrosa diante de todos, mas o fato é que isso não interfere em nada em Deus. Nossa santidade ou falta dela só afeta a nós mesmo, nossas atitudes quando muito afetam nosso próximo, mas isso nem de perto afeta Deus. A verdade é que Deus poderia muito bem virar as costas para a humanidade e seguir sua vida com coisas mais interessantes, de fato ele não perdeu nada aqui e não temos nada, absolutamente nada de relevante para entregar a Ele. É espantoso saber que esse mesmo Deus presta atenção em nós, isso é algo que não faz o menor sentido!

Chegamos então ao ponto dois; Ninguém entende Deus. Mas não precisamos ir muito longe, não entendemos bem nem a matemática, usamos o telefone todos os dias e não sabemos como a voz anda pelo fio! Esse mundo em que vivemos é cheio de curiosidades e complexidades, os cientistas viram a noite sempre em busca de novas explicações e constantemente precisa admitir que estão perdidos. Se não conseguimos entender bem esse mundo, quanto mais o seu criador!

Muitos hoje em dia não creem na existência de Deus, respeito essa opinião e não pretendo aqui abrir um debate, mas acredito fielmente em sua existência e na Bíblia como sua palavra. Penso que muito dessa descrença venha pelo fato da ilogicidade de Deus, é impossível para a mente humana compreender um Ser como Ele. Simplesmente não faz sentido! É preciso de fé, (como tudo nessa vida) precisamos de fé para nos chegar a Ele.

Encerro hoje dando uma palhinha sobre amanhã: Depois que todos os amigos de Jó falaram, depois que ninguém tinha mais nada a dizer, o próprio Deus vem participar da conversa! Deve ter sido uma experiência fantástica poder falar com Ele como Jó falou. confesso que estou ansioso pela leitura de amanhã.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 08/01/2019
Código do texto: T6545663
Classificação de conteúdo: seguro