Dia 17 – Êxodo 18 – 24 . Um povo sacerdotal, Ouvindo a Deus, Vendo a Deus, Darth Vader.

12 de Janeiro de 2019

Agora nos encontramos nos primeiros momentos de um povo livre, as leis de Deus logo seriam entregues e em breve teremos todo o livro de Levíticos dedicado ao registro das cerimônias e leis de Deus, mas ainda não é esse o momento, por hora temos alguns outros pontos muito interessantes para ressaltar.

Lemos no capítulo 18, em eu primeiro verso que Jetro, sogro de Moisés, ouviu falar de tudo o que Deus havia feito no Egito. Em uma época sem internet e sem televisão, como essas informações chegaram nele? Acredito que os mercadores que por certo comercializavam no Egito e arredores foram os principais disseminadores das novidade. Imagine que história boa para se contar em um bar de uma terra qualquer: “Ficaram sabendo da última? Parece que o Deus dos escravos do Egito fez chover fogo!” E assim as informações iam e viam, fazendo com que o nome de Deus torna-se conhecido pela Terra.

Coaduna com essa ideia de marketing o verso 6 do Capítulo 19, quando lemos que Israel era um reino sacerdotal; Sacerdotes, no contexto bíblico, são os que representam as pessoas diante de Deus, muitas vezes são também os responsáveis por ensinar as leis de Deus às pessoas. Esse era Israel, um povo que serviria para tornar conhecido o nome de Deus às nações.

No capítulo 20 lemos que Deus fala com o povo, uma nuvem terrível cobriu o topo de um determinado monte, raios e trovões explodiram por ela e o povo pode ouvir a voz de Deus. Sem dúvida foi uma oportunidade impar, grandiosa e igualmente aterradora, todo o povo clamou pedindo que só Moisés falasse com Deus. É curioso saber que ao mesmo tempo que a nossa curiosidade cresce, também temos medo do desconhecido, é bem certo que ao ver parte da glória de Deus o povo temeu ser destruído por sua santidade.

Além de ouvir, alguns puderam ver! (Ex 24.10) A Bíblia afirma que Deus mandou Moisés separar 70 dos anciões de Israel e que esses homens puderam ver a Deus. O próprio Deus apareceu para eles! Fato curioso é saber que logo em seguida, Moisés sobe ao monte por 40 dias, e quando volta descobre o povo adorando um Bezerro de ouro. 40 dias, foi o preciso para que o povo esquecesse tudo o que viu e ouviu.

Ainda hoje somos assim. Se de repente os céus se abrissem e Deus aparecesse e falasse conosco por 5 minutos, as pessoas ficariam muito felizes e sem dúvida isso seria manchete em todos os jornais, mas… Em alguns anos haveriam várias opiniões acerca do assunto. Haveriam aqueles que diriam que não passou de uma histeria coletiva, outros colocariam em xeque a veracidade dos vídeos do evento, surgiriam diversas teorias da conspirações, “E quem garante que foi Deus mesmo que apareceu? Podia ser algum outro ser transcendente” , em algumas décadas haveria quem dissesse que simplesmente não aconteceu. Em Fim, algumas pessoas se negam a crer em Deus, não importando as evidências que se apresentem.

Deus por certo poderia usar a famosa frase de Darth Vader para com a humanidade: “Sua falta de fé é perturbadora” (Star Wars V – Uma nova esperança)

Adriel M
Enviado por Adriel M em 12/01/2019
Código do texto: T6549247
Classificação de conteúdo: seguro