Dia 26 – Números 11 – 17 . A murmuração, O motim, A rebelião

O povo então murmura. Essa deveria ser a marca do podo de Israel (e porque não te todos nós?) Nesses capítulos, o que mais vemos é a murmuração do povo de Israel, não sei ao certo, mas acredito que Deus tenha ameaçado destruir todo o povo cerca de 4 vezes apenas na leitura de hoje, não procedendo assim apenas pela intercessão de Moisés e em algumas vezes pela de Arão.

Carne e legumes, esse foi o motivo que fez Israel reclamar contra Deus, sentiram falta de comer carne e já estavam enfastiados de comer maná. Não digo aqui que o povo estava errado em querer comer carne, é justo querer variar o cardápio às vezes. O problema foi a forma que isso foi feito; o povo não foi pedir a Deus uma alternativa, não foram de forma humilde solicitar uma intervenção divina, mas ao contrário, simplesmente começaram a murmurar contra Moisés e contra Deus.

A murmuração nunca produz bons frutos, além de minar nossas forças ela não nos aproxima de uma solução para o problema. Não devemos portanto murmurar, se temos um problema devemos buscar soluções, devemos consultar a Deus e pedir auxílio a Ele; como se diz popularmente “não adianta chorar sobre o leite derramado”.

Não bastando todas as vezes que o povo entristeceu a Deus, somaram a isso uma tentativa de motim. Ao verem que a terra de Canaã era habitada por alguns povos e que teriam que guerrear para conquistá-la, o povo esmoreceu, não creram que o Deus que os libertou o Egito teria poder para os fazer entrar em Canaã, por isso resolveram eleger um líder e retornar ao Egito (Nm 14.4).

Muitas vezes, quando nos deparamos com algum problema ou obstáculo sentimos a vontade de retroceder. É normal o desejo de desistir, mas não podemos nos deixar abater por ele, é preciso que tenhamos fé no Deus que nos tem trazido até aqui. Por sua falta de fé e rebeldia, aquela geração não pôde entrar a Terra Prometida, eles perderam de vivenciar muitos outros milagres de Deus e foram condenados a vagar durante 40 anos pelo deserto; não deixemos os nossos medos e temores nos paralisar a ponto de esquecermos quem é o nosso Deus.

Por fim, encerrando essa leitura de hoje, temos a famosa rebelião de Corá, Datã e Abirão. Corá, o líder dessa revolta, era uma Coatita, assim como Moisés e Arão, mas ele queria mais, desejava ser um sacerdote. O ponto que gostaria de elencar aqui não é a rebelião em si, mas a atitude de Moisés.

Moisés foi afrontado claramente, foi desafiado e desacreditado por Corá, mas ele simplesmente não discutiu (Nm 16.4), ao invés disso, Moisés colocou tudo nas mãos de Deus e deixou que ele resolvesse a situação. Moisés foi um homem extremamente manso e humilde (Nm 12.3), ele confiava em Deus e nos deixou esse exemplo. Que possamos como Moisés, aprender a depender de Deus em tudo, inclusive nos momentos em que formos atacados pelos outros.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 21/01/2019
Reeditado em 22/01/2019
Código do texto: T6555956
Classificação de conteúdo: seguro