Dia 29 – Números 31 – 36 . Atos finais de Moisés, Ainda sobre as filhas de Zelofeade.

24 de Janeiro de 2019

E hoje, de forma bem redonda, encerramos o livro de Números, o 5º livro do nosso plano de leitura. O livro de Números representa 3,97% do conteúdo total da Bíblia, em sua leitura pudemos ver algumas leis de Israel e presenciar dois ou três censos que foram feitos, vimos também o erro que levou Moisés a ficar de fora da Terra Prometida, agora em seus momentos finais, nos aproximamos da morte desse grande líder.

Antes de morrer, Moisés ainda tem algumas missões a cumprir, dentre elas está vingar Israel dos Midianitas. É nessa vingança que podemos ler a morte de Balaão, personagem que ora abençoou e ora “amaldiçoou” Israel (Nm 31.8)

Deus ainda orienta o povo sobre como dividir os despojos de guerra e ordena que parte seja entregue aos Levias; uma vez que não poderiam sair a guerra, sempre ficariam sem despojos de guerra, mas o Senhor providência par que tal não ocorra.

Por fim chegamos novamente a questão das filhas de Zelofeade. O povo percebeu um “problema” na diretiva divina: Dando herança às filhas de Zelofeade e, casando-se elas com homens de uma tribo diferente aquela a qual pertenciam, a herança mudaria de tribo de forma definitiva. Ao longo dos anos isso faria com que algumas tribos perdessem terras para outras. O caso foi levado para Deus que orientou o povo como agir. Lemos em Números 36.6 a orientação divina que reproduzo aqui:

Isto é o que o Senhor mandou acerca das filhas de Zelofeade, dizendo: Sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos, contanto que se casem na família da tribo de seu pai. (NÚMEROS 36:6)

O que gostaria de ressaltar nesse texto é a expressão “sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos”; Deus poderia ter dito com quem elas deveriam casar, mas Ele deixou isso em aberto, “Casem com quem vocês quiserem” foi o que foi dito. Essa pequena frase me indica que de forma geral não há uma determinação de Deus para quem devemos casar. Vemos em alguns lugares pessoas falando sobre encontrar sua “alma gêmea”, ou sua “prometida” com se Deus determinasse a pessoa com que casaremos.

Nada impede Deus de em alguns casos assim proceder se desejar, mas não temos base bíblica para afirmar que nossos cônjuges são determinados por Deus, mesmo assim, ao longo da Bíblia encontramos várias dicas de como escolher um parceiro de forma sábia. No devido tempo abordaremos esses conselhos aqui.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 24/01/2019
Código do texto: T6558146
Classificação de conteúdo: seguro