Dia 31 – Deuteronômio 13 – 19 . Os deveres de um rei, O grande profeta que se levantaria.

27 de Janeiro de 2019

Nesses dias a leitura tem se tornado bem pacata, não que não hajam pormenores dignos de nota, mas acredito que a maior parte dessa leitura seja a repetição de diversos preceitos que Moisés já havia passado ao povo. Provavelmente, Moisés sabendo que iria morrer em breve, preocupava-se com o futuro do povo e antevendo uma possível apostasia, tentava dar os conselhos finais e relembrar aquela congregação de quem de fato era o seu Deus.

Gostaria de marcar dois pontos para observarmos hoje, o primeiro deles lemos em Deuteronômio capítulo 17, do verso 14 até o final do capítulo, trata dos deveres de um Rei.

Deus sabia que o povo pediria um rei no futuro, por isso já deixou preconizado como ele deveria se portar. É interessante ler que o rei não deveria ajuntar muito ouro ou muitos cavalos, ou seja, não deveria se preocupar em ter um grande potencial econômico e nem militar, isso para que sempre lembrasse de depender de Deus. O rei também não poderia ter muitas mulheres (Já ouviram falar de Salomão?) pois elas poderia o fazer desviar de seguir ao Senhor. Por fim, o rei deveria fazer uma cópia da Lei do Senhor, o próprio rei deveria copiar a Lei do Senhor e estudá-la todos os dias (Dt 17.19) para que aprendesse como se portar e como agradar a Deus.

Fico feliz por saber que me enquadro nas recomendações para rei em Israel! Não ajunto ouro nem cavalos, muito menos mulheres, e tenho estudado a Bíblia. Brincadeiras a parte, é importante que atentemos para esses detalhes a fim de contrastá-los com o comportamento dos futuros reis que hão de se levantar em dias de leitura futuros.

Por fim, ressalto a profecia do levante de um grande profeta (Dt 18.15). Moisés afirma que Deus disse que levantaria um profeta semelhante a ele e que todo o povo deveria o ouvir, quem do povo não o ouvisse teria que prestar contas a Deus. Esse profeta seria o próprio Cristo, no futuro veremos essa explicação de forma mais clara, mas por hora é bom sabermos que o plano para a vinda do Messias continuava em andamento; o nascimento de Jesus não foi um mero acaso, ele estava nos planos divino desde o inicio dos tempos, e porquê não dizer, antes do início dos tempos.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 27/01/2019
Código do texto: T6560540
Classificação de conteúdo: seguro