Dia 36 – Josué 10 – 15. O viajantes, Os últimos Anaquins, A herança de Levi.

Fevereiro – 2019

1 de Fevereiro de 2019

Permitam-me fazer um breve remendo em minhas anotações; Acabei por ontem ler uma capítulo a menos do que deveria, não me apercebi que parava no 8º e pensei assim estar no 9º, isso me teria passado desapercebido se não fosse a menção que o 10º capítulo faz ao seu antecessor. Antes de iniciar os comentários de hoje, gostaria de adicionar esse adendo ao de ontem.

Chegou ao acampamento de Israel um povo sujo, cansado e com aparência de que viajaram de muito longe, eles disseram vir de uma terra longínqua a procura do Deus de Israel, pois ouviram de suas maravilhas e queriam servi-lo. Josué então fez um pacto com eles, cerca de alguns dias depois veio a tona a realidade; eles eram na verdade os representantes da próxima cidade a ser conquistada por Josué. Agora, pacto feito, Josué e toda Israel tiveram que o honrar e permitir a vida desses moradores.

A estratégia desse povo foi brilhante, fingiram estar preocupados com Deus e assim enganaram Josué. Mas o ponto de interesse aqui é outro. Josué não consultou a Deus antes de fechar esse acordo.

Muitas vezes agimos assim, pensamos por nós mesmos, analisamos as coisas a nossa ótica e tomamos a decisão que julgamos ser a melhor sem antes consultarmos a Deus. Que esse erro de Josué nos sirva de exemplo para que não ciamos nos contos dos vigários da vida.

Na leitura de Hoje temos alguns fatos que achei curiosos, o primeiro dele é a quase total extinção dos Anaquins (Js 11.22), os Anaquins eram um povo de gigantes (Dt 2.10-11), bons guerreiros que tinham uma estatura bem elevada. Haviam outras tribos desses homens, como os Reafins, que tiveram um rei de nome Ogue que deveria medir pouco menos de 4m (Dt 3.11), mas com o tempo também foram extintas, de forma que nessa época, somente os Anaquins figuravam como gigantes. Josué os derrotou deixando apenas alguns nas cidades de Gaza, Gate e Asdode. Fato importante é saber que nessa mesma Gate, séculos mais tarde, nascerá o famoso Golias, célebre antagonista de Davi.

Finalizo aqui falando sobre a divisão da herança, as terras foram divididas entre as tribos, mesmo aquelas que ainda estavam por conquistar, mas havia uma tribo que não teria herança, ou melhor, havia uma tribo que teria uma herança especial.

A tribo de Levi não deveria receber terras, pois o Senhor seria a sua herança (Js 13. 14 & 33). Essa tribo, como já falamos, ficaria responsável por todo o trabalho e administração do Tabernáculo e por isso não receberia terras, o próprio Deus seria sua herança. Que oportunidade impar eles teriam, ministrar e trabalhar na presença daquele que criou os céus e a Terra.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 01/02/2019
Código do texto: T6564677
Classificação de conteúdo: seguro