Dia 46 – I Samuel 29 – 31; II Samuel 1 – 4. A força de Davi, A benéfice de Davi, O exemplo de Davi.

II Samuel

11 de Fevereiro de 2019

Embora o profeta Samuel já esteja morto, seu livro ainda continua, credita-se que Samuel o escrevia relatando sua história e, quando morto, algum amigo o continuou e o intitulou de “Samuel”. Vale lembrar que na Bíblia hebraica não há essa divisão em dois livros. Hoje iniciamos a segunda parte desse livro e seguimos a história de Davi.

Em dado momento da história de Davi, vemos sua necessidade de guerrear com outros povos, cetro dia, ao retornar para sua cidade, descobriu que todas as mulheres e crianças foram raptadas por saqueadores. Os homens de Davi logo o culparam por isso e o ameaçaram de morte. Diante de tamanha complicação, como agir?

Davi fortaleceu-se no Senhor (1Sm 30.6). Muitas vezes nos sentimos fracos e cansado, parece que nossas forças foram tiradas e nosso chão sumiu, nesses momentos precisamos fazer como Davi, nos fortalecermos no Senhor. Assim como um celular sem bateria precisa se ligar a tomada, precisamos nos ligar a Deus para termos força.

Saul morre em combate, ele é ferido por uma flecha e suicida-se para não perecer pelas mãos do inimigos. Ma um certo amalequita resolve tirar proveito da situação; ele vaia té Davi e conta que ele mesmo matou Saul livrando assim Davi de um Inimigo (1Sm 1.1). Provavelmente aquele homem pensava que assim ganharia alguma benéficie, mas de certo não conhecia bem a Davi. De igual forma, tentaram também lucrar com a morte de Isbosete (2Sm 4.8-11), mas Davi, agiu da mesma forma, mandando matar o assassino e portador da notícia.

Por fim gostaria de ressaltar uma expressão presente em quase todo o texto, “Davi consultou ao Senhor” (2Sm 2.1). Davi sempre consultava a Deus, ele o colocava como referência em tudo o que fazia. Que nos fique a lição, quase sempre decidimos por nós mesmo e não nos aconselhamos com Deus. Muito temos a aprender com Davi

Adriel M
Enviado por Adriel M em 11/02/2019
Código do texto: T6572595
Classificação de conteúdo: seguro