Qual é a sua motivação!?

Jesus disse: “Amigo, por que a encenação?”

Então, eles se aproximaram e o prenderam com muita brutalidade.

Mas um dos que estavam com Jesus desembainhou a espada e atacou o servo do sacerdote principal, cortando-lhe a orelha.

Jesus, porém, reagiu: “Não! Ponha a espada de volta na bainha! Quem faz uso da espada por ela será morto.

Não entendem que eu poderia agora mesmo clamar a meu Pai, e doze exércitos de anjos — até mais, se eu quisesse — viriam combater a meu favor?

Mas, se eu fizesse isso, como se cumpririam as Escrituras? Elas dizem que tem de ser assim”.

Mateus 26:50-54

Biblia A Mensagem

_____

Esse texto é muito rico e jamais iremos esgotar tudo o que ele tem a nos dizer. Quero, porém, destacar a postura de três personagens que ali aparecem.

Antes de falar sobre o texto, gostaria de lembrar da nossa irmã Maria, mãe de Jesus. A Bíblia diz que Cristo viria de uma virgem, mas não, necessariamente, de Maria. Ou seja, poderia ser outra a virgem.

Fico pensando no anjo que anunciou o nascimento do Salvador, sobre a "possibilidade deste anjo ter visitado outras mulheres antes de ir até Maria". A QUESTÃO É QUE O ANJO ACHOU GRAÇA FOI, EXATAMENTE, EM MARIA, que, ouvindo a voz do anjo, reconheceu-a como sendo a voz de Deus e a obedeceu.

Bom, os personagens que quero destacar na referência acima são: Judas, Pedro e Jesus.

1. Judas

Assim, como no caso de Maria, a Bíblia diz que Cristo seria traído, mas não, necessariamente, por Judas.

Acredito que um indivíduo, para ser considerado um traidor, tem de estar junto do traído e se relacionar com ele, e não pode ser alguém fora do contexto. Então, pego-me pensando também sobre a "possibilidade dos influenciadores de Satanás terem investido em outros discípulos de Jesus", a fim de usá-los nesse propósito. A questão é que, ELES ACHARAM "DESGRAÇAS" FOI, EXATAMENTE, EM JUDAS, que, ouvindo a voz dos matrifusos do inferno, incontinenti, obedeceu-a. Ele não reconhecia - não discernia qual era a voz de Deus. Faltou-lhe a intimidade que fez toda a diferença em Maria.

E aí, qual é a voz que você tem ouvido!?

2. Pedro

Em um primeiro momento, que legal! Pedro é o cara! Ele agiu assim para defender a Jesus.

O Senhor, porém, o repreendeu, "como a dizer que não precisa que ninguém o defenda". Cristo é a própria justiça em pessoa. Se quisesse, e Ele expressou isso, tomaria Ele mesmo as providências.

Pedro, portanto, agiu conforme o próprio entendimento dele, cheio de si, sem a aquiescência do Senhor, atendendo à própria vontade

E aí, qual tem sido a sua motivação!?

3. JESUS

Se quisesse, bastaria um "piscar de olhos", um "estalar de dedos"; nem seria necessário emitir quaisquer palavras, e Ele se safaria ileso dessa demanda. Ele, apesar disso, escolheu se submeter à Vontade do Pai; decidiu obedecer a Deus. Afinal, Ele sabia, que foi exatamente para isso que Ele veio.

E aí, você percebe que Jesus foi submisso e sempre teve como fundamento a Palavra de Deus!?

Façamos como Ele.

_____

Aprendo que:

✓ submetendo-nos a Deus, o Diabo fugirá de nossa presença e não agiremos como Judas, pois estaremos dizendo NÃO ao senhorio de Satanás;

✓ submetendo-nos a Cristo, estaremos dizendo NÃO a nós mesmos e às nossas vontades, pois pertencemos a Ele, que nos comprou/resgatou para o Pai;

✓ submetendo-nos à Vontade do Pai, e à Palavra dEle, estaremos nos comportando como filhos, guiados pelo Santo Espírito (Romanos 8:14).