Comentário da Liturgia da 5ª feira
                    da 24ª Semana Comum

           (1Tm 4,12-16; Sl 110 (111); Lc7,36-50).

 

Jesus aceita de um  fariseu convite para refeição, e aproveita a ocasião para ensinar, partindo de um episódio inesperado. Uma mulher considerada pecadora pública invade a sala, prostra-se aos seus pés, lava- os com suas lágrimas, beija-os, enxuga-os com os cabelos e unge-os com  caro perfume. O comportamento da mulher escandaliza o anfitrião que faz julgamentos silenciosamente: se ele fosse profeta sabia quem está tocando-o.

Como resposta a esta dúvida, Jesus revela que conhece até o pensamento de Simão, contando-lhe uma parábola sobre dívida e perdão. Simão ao ser indagado responde que àquele a quem muito se perdoa, demonstra-se muito amor.

Jesus demonstra que Simão havia negligenciado com seus deveres para com o hóspede. Havia sido descortês, indelicado e orgulhoso e ainda criticava aquela que arrependida agia com amor oferecendo-lhe o beijo de acolhida, lavando-lhe os pés e ungindo-o com perfume.

Com esta lição Jesus ensina que uma pessoa que critica e ataca outra, deve primeiro analisar sua vida, seu comportamento para ver se age de acordo com o que prega.

Aquela mulher acreditou em Jesus, como Deus e Salvador. Esta fé e este amor fizeram com que Jesus lhe perdoasse os pecados, mesmo porque ela estava arrependida. A fé é necessária para a salvação. O perdão generoso produz um generoso amor. O Deus que nos ama deseja ser amado. Espera da nossa parte a reciprocidade.  

O amor de Deus é muito grande. Deus não julga. Ele perdoa a todos, como perdoou ao grande pecado do Rei Davi, a esta mulher pecadora e a todos os pecadores que o procuram. Seu amor é misericordioso e por isso Ele nos perdoou todos nossos pecados através da morte do seu Filho Jesus, na Cruz.

Será que reconhecemos o perdão, a misericórdia, a bondade de Deus na nossa vida?Reconhecemos quão grandiosas são suas obras para conosco, como o salmista?Temos sido exemplo da sua palavra como exorta Paulo na 1ª leitura?

Ele sempre nos perdoa, transforma nossa vida, nos restaura quando desejamos. Por isso reconheçamos nossas faltas, aproximemo-nos do sacramento da Reconciliação (Penitencia), recebamos a absolvição dos nossos pecados, a cura, a libertação para que possamos ser alimentados por seu corpo através do sacramento da Eucaristia.

Perseverando na comunhão com Jesus, na Eucaristia, sendo orientados por sua Palavra, somos acolhidos e abençoados  pelo Senhor e capazes de demonstrar amor e misericórdia  para com os irmãos.

Peçamos ao Senhor misericordioso a graça de perseverarmos  na caminhada, para vivermos acolhendo, perdoando e pedindo perdão aos irmãos.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=660507