Dia 94 2 Reis 22 – 25 ; Obadias ; Jeremias 1 – 2.

Obadias & Jeremias

31 de Março de 2019

Encerramos assim o segundo livro de Reis, e já iniciamos novas aventura em outras praias. Hoje lemos todo o pequenos livro de Obadias e iniciamos Jeremias, um dos Profetas maiores do Antigo Testamento, sem mais rodeios, sigamos aos nossos comentários.

Josias reina em Judá e torna-se um grande rei, ele inicia uma reforma no templo que culmina na descoberta do livro da lei de Deus; ao ler o livro, o rei Josias percebe o tamanho do seu reino e inicia uma das maiores reformas religiosas em Israel. A Bíblia nos relata que nunca houve um rei que se convertesse de foram tão drástica como o rei Josias (2R2 24.25), mas ainda assim, o Senhor planejava a queda de Judá por conta de seus reis anteriores (2R2 24.26-27).

Após a morte de Josias, surgiram novos reis, e estes voltaram a desviar-se do Senhor. O destino de Judá estava traçado, e, no reinado de Jeoaquim, Nabucodonosor dominou Judá levando cativo vários e matando muitos. Somente após 70 anos de cativeiro, por ocasião da queda da Babilônia, Judá voltara as suas terras.

Por ocasião dessa tomada, o povo de Edom, vizinhos de Judá, receberam uma dura profecia do Senhor por intermédio do profeta Obadias. Deus os repreendeu por terem se alegrados com a queda de Judá (Ob 11-14). Vemos aqui como devemos nos portar ante a derrota de um inimigo. Obadias nos ensina uma preciosa lição.

Recentemente em nosso país nós pudemos ver alguns políticos corruptos sendo presos por seus crimes; eles estão pagando pelos seus erros da mesma forma que Judá pagara pelos seus. Não devemos no entanto nos alegrar com a queda desses homens, devemos no entanto orar para que se arrependam e sejam restaurados por Deus.

Chegamos então ao profeta Jeremias, uma homem que carregou um duro fardo e teve um ministério cheio de sofrimentos em meio a uma terra que abandonara o seu Deus. Deus chega falar que os povos não abandonam os falsos deuses, mas Israel abandona o Deus verdadeiro (Jr 1.11), afirma ainda que o pecado deles era tamanho que , se comparados a prostituição, poderiam lecionar para prostitutas! (Jr 2.33)

A história de Jeremias sem dúvida alguma sera acompanhada por nos com grande interesse!

Adriel M
Enviado por Adriel M em 31/03/2019
Reeditado em 31/03/2019
Código do texto: T6612384
Classificação de conteúdo: seguro