Dia 97 Jeremias 17 – 23. Confiança, Engano, Oleiro, Pasur, Tristeza.

03 de Abril de 2019

Ainda nos escritos de Jeremias, veremos hoje alguns versos famosos de seu livro e teceremos pequenos comentários sobre os mesmos; sempre é bom ressaltar que muito se deixa de lado nesse comentário, entretanto, espera-se que os poucos versos aqui expostos, sirvam de valia futuro para mim e para aquele que até aqui chegar.

Comecemos pelo famoso “Maldito o homem que confia no homem” (Jr 15.5), versículo muito usado para nos ensinar que não devemos confiar em ninguém, vivemos em um mundo cheio de mentiras e enganos, por isso precisamos ser prudentes. Entretanto, não é bem isso que o verso fala. Aqui lemos um afirmativa divina não sobre a confiança no dia a dia, mas sobre a esperança para a vida. O povo de Judá colocava as suas esperanças em outros povos, confiavam que tudo daria certo pelas suas alianças estratégicas; nesse sentido não devemos confiar no homem.

Nossa confiança última deve estar no Senhor, é Dele que provém nossa subsistência, isso não significa que não possamos ter amigos em quem confiamos com coisas menores.

Ainda no mesmo capítulo encontramos o também famoso “Enganoso é o coração do homem” (Jr 17.9), essa é uma verdade importante. Muitas vezes vemos pessoas nos aconselhando a seguir o nosso coração, mas tais pessoas esquecem, ou ignoram que a própria Bíblia diz que ele é enganoso e perverso em seus caminhos, devemos no entanto nos fiar em Deus e seguir suas orientações. Quanto mais perto de Deus uma pessoa anda, menos controle sobre a sua vida ele deve ter, suas decisões sempre devem ser tomadas pelo Senhor.

Deus sempre usa daquilo que conhecemos para nos fazer entender seu desejo, e com Jeremias não foi diferente, Ele o fez descer a casa de um oleiro a fim de o explicar como trabalhava com seu povo (Jr 18.1-10). Deus molda o seu povo a fim de que se tornem aquilo que ele deseja, quanto mais o povo se entorta para fora dos caminhos, mas o Senhor precisa intervir em sua obra. Creio que tal paralelo se aplique em nossas vidas; muitas vezes o Senhor usa as situações que passamos par anos moldar.

Chegamos então a um momento complicado da vida de Jeremias, tamanha são suas provações que em alguns momentos ele chega a pensar em desistir (Jr 20.8-9), mas não o faz por entender a responsabilidade que tinha. Muitas foram as suas provações, até mesmo um dos profetas (Pasur) chegou a prender Jeremias por certo tempo (Jr 20.1-2), não sabemos se em uma cela ou em uma espécie de tronco de tortura, algo semelhante a um pau de arara.

A verdade é que Jeremias passou por tanto estresse, que chegou ao ponto de amaldiçoar o dia do seu nascimento (Jr 20.14-18), sem dúvida para ele era preferível morrer a presenciar aquele povo idólatra se afastando de Deus cada vez mais. Jeremias, por certo teve um ministério muito complicado e que complica muito a vida daqueles que são adeptos da teologia da prosperidade. Onde estava a prosperidade de Jeremias?

Adriel M
Enviado por Adriel M em 03/04/2019
Código do texto: T6614338
Classificação de conteúdo: seguro