Vivam!

"A Mensagem do Eterno para a família de Israel: BUSQUEM-ME E VIVAM. Não façam a tolice de perder seu tempo nos santuários de Betel, não desperdicem tempo viajando para Gilgal nem se empenhem em descer até Berseba.

Gilgal está aqui hoje, mas amanhã já não existirá; e Betel é só teatro, não tem substância.

Portanto, BUSQUEM O ETERNO E VIVAM! Vocês não querem acabar sem ter nada para apresentar na vida, além de um monte de cinzas e uma casa em ruínas, querem? Pois o Eterno vai enviar um fogo exatamente assim, e os que forem chamados para apagá-lo chegarão tarde demais".

Amós 5:4-6

Bíblia A Mensagem

_____

Em seções, temos:

1. A Mensagem do Eterno para a família de Israel: BUSQUEM-ME E VIVAM.

COMENTÁRIO:

Tenho dito que DEUS é a Fonte inesgotável de tudo aquilo que nós precisamos, não é do que nós queremos. Ele, de acordo com a vontade dEle, até pode nos dar bem mais do que entendemos que precisamos, mas Ele não nos dá tudo o que a gente quer. É que "nós não sabemos pedir como convém". Para que vivamos, temos de ir à Fonte da Vida, que é DEUS. Não existe fonte de vida fora dEle.

2. Não façam a tolice de perder seu tempo nos santuários de Betel, não desperdicem tempo viajando para Gilgal nem se empenhem em descer até Berseba.

COMENTÁRIO:

Todos esses lugares (Betel, Gilgal e Berseba) são centros de cultos corruptos, como muitos que existem por aí, que visam o fortalecimento da religiosidade nas pessoas, levando-as a se afastarem do SENHOR. Não podemos perder tempo, recorrendo a esses locais de engano. Além do mais, necessário é muita vigilância, pois, somos inclinados a levantar altares para quaisquer deuses, de acordo com a conveniência. Em muitos casos, erigimos um altar para nós mesmos e assumimos o controle da nossa existência.

3. Gilgal está aqui hoje, mas amanhã já não existirá; e Betel é só teatro, não tem substância.

COMENTÁRIO:

Esses lugares são daqui de baixo. Eles existem hoje, mas são temporais e muito em breve não mais existirão. Precisamos manter o nosso olhar nas coisas do alto, nas coisas de DEUS, não nas coisas de baixo. Seja o SENHOR o nosso foco, e não o percamos de vista por nada. ELE É ETERNO.

4. Portanto, BUSQUEM O ETERNO E VIVAM! Vocês não querem acabar sem ter nada para apresentar na vida, além de um monte de cinzas e uma casa em ruínas, querem? Pois o Eterno vai enviar um fogo exatamente assim, e os que forem chamados para apagá-lo chegarão tarde demais.

COMENTÁRIO:

Nosso alvo deve ser o SENHOR, que é eterno. Afinal, que tipo de legado queremos deixar quando formos recolhidos!? Precisamos deixar que DEUS nos escreva uma nova história, a próprio punho.

REFERÊNCIA:

Amós 5:4-6

Bíblia A Mensagem

CONCLUSÃO:

Se nós nos mantivermos na ESTRADA DA ALIANÇA COM DEUS, atentos a todas as placas de sinalização, submetendo-nos a elas, não haveremos de nos preocupar com o nosso percurso e destino final, pois AQUELE QUE NOS PROPÕE TAL ALIANÇA JÁ NOS ESTÁ AGUARDANDO LÁ, e tudo está bem. No nosso futuro o SENHOR já está.