Dia 104 I Crônicas 7 – 13. Valentes, Urias, Joabe.

10 de Abril de 2019

Como foi falado no relato de ontem, nossa leitura cronológica nos trouxe de volta pela linha do tempo até o início do reinado de Israel; voltamos ao tempo de Saul e de Davi, mas dessa vez, acredito que a narração dos fatos será mais precisa. Sigamos pois ao texto.

Após as genealogias, o texto nos apresenta uma relação dos habitantes de Jerusalém no pós-exílio, bem como a divisão te alguns trabalhos executado no templo (ICr 9). Seguindo por nossa leitura, após esse momento inicial de nomes e parentescos, lemos sobre a derrota de Saul e a entronização de Davi (ICr 10).

O livro então nos apresenta outra lista, a dos valentes de Davi; homens que era guerreiros especiais, que ficaram famosos por seus feitos na antiguidade e por isso dispunha de uma posição de repeito elevada entre as tropas de Davi. Penso que vale ressaltar um nome entre eles, o de Urias, o heteu (ICr 11.45).

Urias foi o marido de Bate-Seba, já comentamos aqui, acredito eu, esse fato da história de Davi. Vale sempre lembrar que Urias não era um soldado qualquer, ele era um dos Valentes de Davi, por certo era um soldado de confiança da parte do Rei e que por sua vez confiava em Davi; esse detalhe só torna mais triste as ações de Davi.

Encerramos hoje comentando de uma escolha interessante feita por Davi. Já sabemos que Joabe foi comandante das tropas de Davi, e já sabemos que seu gênio violento e impetuoso trouxe alguns problemas a Davi, bem como gerou a morte de alguns inocentes, mas como Davi escolheu alguém assim? Joabe conseguiu a patente através de um desafio. Lemos em Crônicas 11, do verso 4 ao 7, que Davi ofereceu esse cargo a quem conseguisse dominar determinada cidade, Joabe o fez, e assim conseguiu sua patente.

Não condeno aqui o método de Davi, é de fato interessante valorizar as méritos individuais, mas não podemos deixar de levar em conta o caráter das pessoas, penso que se Davi soubesse da personalidade de Joabe, não o teria admitido para esse cargo, de qualquer forma, fica para nós a experiência e o conselho para atearmos não somente para os feitos, mas também para o caráter.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 10/04/2019
Código do texto: T6620080
Classificação de conteúdo: seguro