Dia 113 Ezequiel 01 – 07. Contato Imediato, Combustível diferenciado.

Ezequiel

19 de Abril de 2019

Começamos hoje mais uma etapa de nossa leitura, o Livro de Ezequiel; seus acontecimentos se passam a partir do 5º ano do cativeiro de Judá, Ezequiel encontrava-se entre os cativos pela Babilônia, no meio dos exilados, e Deus o chamou como profete. Ao longo dos próximos dias teremos a oportunidade de passar algum tempo com sua figura.

Comecemos nossas notas pela abertura de seu livro e sua visão da glória de Deus (Ez 1). Esse relato figura entre os mais complexos da Bíblia, fazendo frente às visões de Daniel e do apóstolo João. Ezequiel vê algo e tenta descrever da melhor forma que pode, hoje, muitos advogam ser esse o primeiro relato de um contato com seres extraterrestres, os famosos Alienígenas, se assim fosse, tais seres deliberadamente teriam fingido serem um deus, uma vez que falam como Ezequiel da perspectiva de Deus.

Não podemos no entanto aceitar esse tipo de interpretação, fazê-lo seria ignorar toda a linha história de Israel ao lado de Deus e todos os seu feitos. Embora a visão de Ezequiel seja difícil de compreender, não podemos remetê-la fora do contexto do antigo testamento e nem ignorar as profecias que se cumpriram e testificam a favor da existência de Deus.

Deus então envia Ezequiel à profetizar, afirma que sua mensagem deve ser proclamada quer o povo de ouvidos ou não (Ez 2.7). O profeta passa a ser o responsável pela transmissão da menagem de Deus e não pelos seus resultados. Se as pessoas se converterem ou não, isso não será cobrado dele, mas, se não forem avisadas dos seus erros, o próprio Deus cobraria o sangue delas das mãos de Ezequiel (Ez 3.17-19).

Muitas vezes Deus usa exemplos vivos a fim de testificar a sua menagem, e com Ezequiel veremos que isso ocorre de forma constante. Para demonstrar a impureza do povo, o Senhor ordena que Ezequiel coma pão preparado em fogo aceso com fezes humanas como combustível. É demais para o profeta, e ele suplica a Deus que não lhe peça isso, Deus, compreendendo a limitação humana, troca o combustível por esterco de vaca (Ez 4.12-15).

Dessa forma “nojenta” encerramos nosso relato de hoje. Penso que, se para mim a ideia de Deus parece imunda, quanto mais para o podo daquela época!? Deus mostrava-os assim quão grande era a sua imundície perante Ele. Deus usa todos os métodos a fim de se tornar claro e direto aos corações humanos. O que será que Ele tem tentado falar para nós nos dias de hoje?

Adriel M
Enviado por Adriel M em 19/04/2019
Código do texto: T6627171
Classificação de conteúdo: seguro