¬¬¬ . . . G Ê N E S I S . . . ¬¬¬

G Ê N E S I S

Gênesis, que significa = princípio; porque é a história do princípio de todas as coisas, o princípio até de nós mesmos. Nele encontramos todos os começos de todas as coisas; as grandes doutrinas referentes a Deus, ao homem, ao pecado e à salvação.

No primeiro versículo, este anuncia o propósito do livro, que é; “No princípio Deus criou os céus e a terra.” Quem se dispõe a ler este livro, verifica que o mesmo gira em torno de nove fatos principais, sendo eles: I) A criação – caps. 1 e 2 / II) A queda – cap. 3 / III) A primeira civilização – cap. 4 / IV) O Dilúvio – caps. 5 a 9 / V) A dispersão das nações – caps. 10 e 11 / VI) Abraão – caps. 12 a 25 / VII) Isaque – caps. 17 a 35 / VIII) Jacó – caps. 25 a 35 / IX) José – caps. 37 a 50./ - Vamos nos fixar no VI) Abraão!

A promessa do Livro de Gênesis capítulo 3 versículo 15, passou a Abraão. Deus o separou do seu ambiente de pagão e, além de promessas pessoais, lhe fez as seguintes promessas nacionais e universais, conforme podemos ler nos versículos 12.1:3, sendo então elas: 1) que lhe seria dada uma terra sendo a mesma Canaã; 2) que ele seria o pai de uma nação, no caso Israel; 3) que, por meio dessa nação em sua terra, todas as nações da Terra seriam abençoadas. Que isto quer dizer? – quer dizer em outras palavras, o Redentor o nosso Salvador que podemos ler em 3.15, viria de uma nação descendente de Abraão. Se nos propusermos a estudar a vida de Abraão, chegaremos a uma real constatação que ela era uma vida enormemente cheia de fé. Fé esta, testada desde a época em que foi chamado até quando Deus lhe ordenou que em nós seria uma missão impossível o sacrifício do filho. A vida de Abraão é uma ilustração do tipo de pessoa que receberia a benção prometida conforme podemos constatar em 12.3; e uma profecia da verdade, a de que a nossa salvação seria pela graça e fé: Leia Gálatas 3.8 e Romanos 4.

Abraão teve dois filhos: Ismael e Isaque. Isaque foi o escolhido como herdeiro da promessa. Inclusive Isaque tinha uma vida bem diferente de seu pai; sua vida era calma e sossegada. No entanto Isaque herdou de seu pai a fé e foi um grande instrumento de benção; devemos lembrar que a promessa lhe foi repetida: capítulo 26.

O que o nascimento de Isaque pode ter representado? Vejamos em (Gn 18.9:15 e Mt. 1.1). O comportamento de Isaque perante a Abraão, fez com que seu pai mandasse um escravo buscar uma esposa para ele (Gn 24). É impressionante também, diante da enorme influência e a demonstração de fé que Abraão exerceu na história, a escassez de documentação histórica a seu respeito. Abraão no que podemos ler a seu respeito nos revela que é uma origem, representa a mais fiel maneira como originariamente Deus se coloca diante de nós, por isso encarna o método de Deus, u, método muito original, sendo, portanto constitutivo e bem absoluto. Exemplos de fé é Abraão: Deus faz uma promessa que é: “Conta as estrelas, se as podes contar; assim será a tua posteridade”. E Abraão acreditou. – “teve como certo” – “considerou que Deus estava certo” – “apoiou-se em Deus com certeza”.

Nós somos constantemente postos à prova quando temos de oferecer a Deus aquilo que nos é mais caro, aquilo que para nós é tudo ou quase tudo. Para que Deus possa ser verdadeiramente reconhecido como Deus Pai, deve ser preferido a todas as coisas. Este é o objeto da obediência de Abraão: a oferta total. Abraão expressa toda a sua adesão ao mistério de Deus no momento em que lhe sacrifica tudo, se desapega de tudo. Temos que entender que amar a Deus sobre todas as coisas. Temos que ter esta preferência suprema, nesse supremo juízo de valor. Que o Bondoso Deus nos abençoe!

c.rittmeyer

carlos vida
Enviado por carlos vida em 21/09/2007
Código do texto: T662771
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.