Dia 114 – Ezequiel 08 – 14. As visões de Ezequiel, Falsos profetas.

20 de Abril de 2019

Deus trata diferentes pessoas de diferentes maneiras, e assim foi com Ezequiel, eu ministério e marcado por acontecimentos que poucos tiveram a graça de presenciar, como sua já citada visão da glória de Deus; hoje falaremos de mais algumas visões que Deus concedeu a esse seu profeta.

Não sabemos se foi de fato uma visão, ou se Deus o levou fisicamente, mas lemos que o Senhor, içando Ezequiel pelo seus cabelos, o levou pelos ares até a Jerusalém, lá, o profeta pode ver como o povo estava rebelde (Ez 8.3-16), Deus mostrou a Ezequiel toda a sorte de idolatrias, o ponto máximo, ao meu ver, da visão é encontrado no verso 16, onde Ezequiel avista 25 anciões, de costas para o templo e adorando ao Sol.

Em Seguida surgem novos personagens na história, possivelmente anjos, a esses é ordenado marcaram as testas daqueles que ainda serviam a Deus em Jerusalém (Ez 8.4), ao outro anjo é dada a ordem de exterminar todo aquele que não se encontrar com essa marca (vs 6).

Não penso que de fato anjos tenham andado por ai riscando a testa das pessoas com uma tinta espiritual, não que Deus não pudesse o fazê-lo, mas creio que essa parte da visão sirva para demonstrar a Ezequiel que Deus tem observado o comportamento individual de cada um, e que executaria Juízo sobre a iniquidade. Não descarto com isso uma interpretação literal dos fatos, mas penso que o foco deva ser dado no que Deus quis passar mostrando isso e não em sua possível execução real ou não.

Depois de todas essas coisas, Deus leva Ezequiel de volta à caldeia (Ez 11.24) e assim encerra-se a sua visão. Não sei se de fato a palavra visão aqui tem o sentido de “algo que vi fisicamente” ou o sentido de “visões espirituais”, cabe uma pesquisa nos originais a fim de determinar de maneira mais acertada o fato, embora, como sempre, penso que mais vale o sentido do que a maneira como se deram as coisas.

Lemos uma profecia sobre o rei de Judá, Ezequiel diz que ele iria para a Babilônia, mas que não a veria (Ez 12.13), a princípio pode nos parecer confuso esse texto, mas penso que faça referencia ao rei Zedequias que foi capturado e cego, ele foi levado à Babilônia, mas nunca a viu (2Re 25.7).

Ha também um direcionamento divino para que Ezequiel profetize sobre os falsos profetas (Ez 13.2). Gosto de observar esse detalhe porquê ainda hoje encontramos pessoas que se dizem profetas de Deus, mas que na verdade profetizam segundo seus próprios corações. A mão de Deus pesa sobre esse tipo de pessoa, a Bíblia é clara ao mostrar que Deus não tolera esse tipo de atitude.

Deus aponta de forma clara o pecado e as superstições do povo (Ez 13.18) que acreditam nos ídolos e em peças mágicas; o pecado do povo é tamanho que o Senhor cita Noé, Daniel e Jó como pessoas que, se moradores de Jerusalém, em ma possível praga, só salvariam suas próprias vidas, nem seus filhos seriam poupados (Ez 14.14).

É interessante esse texto, uma vez que muitos alegam ser o livro de Jó uma fábula bíblica, ora, como poderia Jó ser um personagem do imaginário Judaico e ser citado por Deus ao lado de Daniel?

Adriel M
Enviado por Adriel M em 20/04/2019
Código do texto: T6628226
Classificação de conteúdo: seguro