Dia 160 – Atos 13 – 14. Chamados; Elmias; Inveja; Ressurreição; Ordenados para a vida Eterna.

5 de Junho de 2019

Hoje lemos a história da primeira viagem missionária de Paulo. Estando em Antioquia, orando e jejuando, o Espírito Santo falou àquela igreja que separassem a Barnabé e a Paulo para uma obra específica para a qual Ele os tinha chamado (At 13.2); desse ponto em diante, iniciam-se as famosas viagens missionárias do Apóstolo Paulo, hoje falaremos rapidamente da primeira delas.

Ah alguns pontos que gostaria de comentar nessa viagem, o primeiro deles é o caso de Elmias, outro mágico que cruzou o caminho do evangelho. Paulo pregava para o Procônsul Sérgio, um homem que procurava muito ouvir a palavra de Deus (At 13.7), mas Elmias resistia a essa pregação e procurava dissuadir a fé do Procônsul (vs 8), Paulo então, cheio do Espírito, repreende a atitude do mágico, que na mesma hora fica cego. Vendo isso, o Procônsul Sérgio acabou por ficar maravilhado e creu na doutrina do Senhor.

Paulo então dirigi-se primeiramente às sinagogas, os Judeus não lhe dão, no entanto, muito crédito, mas os gentios o rogam para que retorne em um próximo dia (At 13.43), e nesse dia, quase toda a cidade reuniu-se para ouvir a pregação de Paulo. Esse ajuntamento todo trouxe inveja aos judeus da Sinagoga que passaram a blasfemar e a combater a pregação de Paulo (vs 44-45).

Essa atitude fez Paulo compreender de forma completa o seu chamado, de fato, Deus já havia lhe afirmado que o queria para “luz dos gentios” (At 13.47). A partir desse momento, Paulo foca sua mensagem no povo gentio, tornando-se o maior nome da pregação aos não Judeus.

Em Listra, Paulo opera a cura de um homem coxo; a população então, ao ver aquele milagre, cuida que Paulo e Barnabé sejam deuses, (At 14.11-12), mas Paulo, usa dessa oportunidade para falar-lhes do único e verdadeiro Deus. O povo estava se convertendo, mas, chegou um grupo de Judeus de Antioquia de Icônio e convenceram a multidão a apedrejar a Paulo (vs 19)

Paulo é arrastado para fola da cidade sendo julgado como morto, mas, quando os cristãos chegaram, ele levantou-se e seguiu com eles. Mais a frente, Paulo irá falar sobre uma visão que teve do céu; ha quem acredite que não foi uma visão, que Paulo de fato esteve morto nessa ocasião e que Deus lhe ressuscitara. Quanto a isso não se pode ter certeza, mas, a data desse acontecimento bate com a data informada por Paulo em II Coríntios 12.2.

Após esses acontecimentos, Paulo e Barnabé navegaram de volta para Antioquia, o local de onde saíram; lá todos se alegraram ao saber como Deus abrira a porta da fé aos gentios (At 14.27)

Cabe-nos agora um comentário sobre um versículo em especial no meio de nossa leitura de hoje, Atos 13.48 que diz: “E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” Ao ler esse verso, pode-nos surgir em mente a ideia que só creram os que estavam ordenados para isso, logo, poderíamos concluir que a fé surge apenas naqueles que para esse fim foram escolhidos. De fato é isso que esta tradução afirma, mas será isso o que diz o original?

A palavra aqui encontrada é τεταγμένοι – tetagménoi, ela é uma conjugação do verbo τάσσω – tásso. Mas o que esse verbo significa? Significa “ordenar”, como bem traduziu o texto, mas não só isso; entre os outros significados disponíveis para esse vocábulo encontramos “decidir” ou “resolver”. Alguns capítulos a frente, encontramos esse mesmo verbo com o significado de “decidir” (At 15.2), ali vemos a palavra ἔταξαν – étaksan, que também é uma conjugação do verbo τάσσω – tásso, mas em outro tempo verbal.

Em resumo, o texto que diz que “creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna”, pode muito bem ser traduzido como “creram todos quantos estavam decididos para a vida eterna”.

Outro detalhe importante que podemos observar aqui é que o verbo sempre é traduzido como uma voz passiva, mas, muito bem poderia ser traduzido como voz média. Se assim o fizermos, o texto poderia ficar algo como “creram todos quantos destinaram-se para a vida eterna” ou “decidiram-se”, “dedicaram-se”; de fato o vocábulo possui muitas traduções possíveis.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 05/06/2019
Código do texto: T6665454
Classificação de conteúdo: seguro