Dia 161 – Tiago 1 – 2. Paciência; Sabedoria; Fé; Obras.

Tiago

6 de Junho de 2019

Seguindo a nossa proposta de avançar pela Bíblia de forma cronológica, encontramos agora a carta de Tiago. Essa carta foi provavelmente escrita pouco antes da primeira viagem missionária de Paulo, e pouco depois de sua conversão, sigamos à carta.

Tiago escreve às doze tribos (Tg 1.1) os aconselhando em como se portar em momentos de provação, em especial seu conselho se resume em dois pontos; paciência e sabedoria.

Aos que se sentem em falta de sabedoria, Tiago aconselha que a peçam a Deus, que a dará a todos (Tg 1.5), lemos que Deus dará a sabedoria, e não “problemas para sermos sábios” conforme alguns dizem.

Tiago ainda nos informa que não somos tentados por Deus, antes, nossa própria concupiscência nos atrai e nos engana (Tg 1.14), dai provém nossas tentações, de nós mesmos. Nosso conhecimento do mal nos atrai e nos leva ao pecado.

Esse primeiro momento da carta é encerrado com uma observação, devemos estar prontos sempre para ouvir, mas sermos tardios em falar ou ira-se (Tg 1.19). Mas não se engane o leitor, a vida do cristão não é uma vida de ouvinte e sim de praticante da palavra, se assim não for, enganamo-nos a nós mesmos (Tg 1.22).

Ouvir a palavra de Deus sembre é bom, mas se apenas a ouvimos e não cumprimos, que proveito teremos disso? Antes devemos buscar nos portar segundo as palavras de Deus.

Dessa forma, Tiago nos lembra de alguns itens importantes; não devemos fazer acepção de pessoas, ou seja, não podemos tratar melhor aquela pessoa de boa aparência e dinheiro, e destratar aquele menos aparente ou mais pobre (Tg 2.1-2). Embora o ensinamento seja claro, na prática não o vemos sendo utilizado, vemos sim muitas pessoas deixando os menos afortunados em segundo plano.

Se não amamos ao próximo como nós mesmos, somos réus diante de Deus, Tiago nos mostra que quem tropeça em algum mandamento da lei, torna-se culpado de todos (Tg 2.10), dessa forma, se não cumprimos o “amai ao próximo” de Jesus, também nos tornamos culpados de todas as demais coisas.

Se de fatos temos fé no Senhor, precismos agir como tal, precisamos ter uma vida digna. Encerramos por hoje com a observação que a fé sem obras é morta (Tg 2.17), ela é semelhante a um corpo sem espírito (vs 26).

As obras são o fruto natural da fé, elas são a expressão externa de um interior transformado; Tiago nos cita Abraão, o pai da fé, ele demonstrou sua fé através do sacrifício de Isaque, a fé precisa vir acompanhada de obras, de frutos.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 06/06/2019
Código do texto: T6666246
Classificação de conteúdo: seguro