Digressões #07 – A Ponte cortada

15 de Junho de 2019

Em sua carta à igreja de Tessalônica, Paulo nos afirma que estava desejoso de ir visitá-los, mas, que Satanás o impedira (1Ts 2.18). Ao lermos esse versículos podemos penar, se Satanás pode impedir o Apóstolo Paulo, quanto mais a mim, um pobre pecador!

É verdade que o inimigo impediu a Paulo, mas se observarmos mais de perto veremos algo bem interessante no texto paulino.

A palavra ali usada no grego é ἐνέκοψεν – enékopsen, e literalmente significa “fazer um corte em”. Essa palavra era inicialmente era usada no contexto militar, em especial quando uma ponte era cortada de forma que impedia o caminho das tropas; mais tarde essa palavra saiu desse contexto e passou a ser sinônimo de impedimentos no caminho.

Da mesma forma que uma ponte cortada atrapalha a marcha dos soldados, o inimigo pode atrapalhar nossos planos. Suas setas e armadilhas podem nos fazer tropeçar e demorar a atingir nossos objetivos, mas existe algo a mais nessa palavra escolhida por Paulo.

Pontes caídas podem ser concertadas! Essa palavra significava sim um impedimento, mas um impedimento temporário, algo que se podia contornar.

Ao usar essa palavra, Paulo sabia que o Diabo tinha lhe impedido, mas sabia também que aquela luta era temporária!

seja lá que o Diabo fez com Paulo, ele sabia que seu impedimento era temporário, cedo ou tarde ele conseguiria cumprir seu plano.

Embora o inimigo possa se levantar em nossas vidas e nos causar atrasos, qualquer dificuldade por ele lançada pode ser vencida no Senhor, não desanimemos e nem percamos o ânimo; toda ponte cortada pode ser consertada e todo atraso do inimigo, por pior que seja, pode ser vencido no Senhor.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 15/06/2019
Código do texto: T6673262
Classificação de conteúdo: seguro