Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia

MATEUS 6:9-13

Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. DÁ-NOS HOJE O NOSSO PÃO DE CADA DIA. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdo Juamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

_____

1. PAI NOSSO: DEUS nos chama para sermos uma família; Ele, o nosso Pai e nós, irmãos uns dos outros e filhos dEle;

2. QUE ESTÁS NOS CÉUS: Assim como uma galinha junta os pintinhos sob as suas asas, DEUS vai nos manter para sempre juntos na Presença dEle. Ele nos quer no Céu; e ninguém vai para o Céu de qualquer maneira. O Céu não é para qualquer um;

3. SANTIFICADO SEJA O TEU NOME: DEUS requer que sejamos separados para Ele; que produzamos frutos de Santificação; que sejamos Santos como Ele é Santo; que abandonemos a vida pecaminosa;

4. VENHA A NÓS O TEU REINO: DEUS nos chama a ser cidadãos e cidadãs do Reino; a assumir e cumprir o papel que nos cabe;

5. SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU: para que, de fato, vejamos o Céu descer aqui na terra, e o experimentemos, já - aqui e agora - necessário é que alinhemos as nossas vontades à VONTADE DE DEUS;

6. DÁ-NOS HOJE O NOSSO PÃO DE CADA DIA

Para que tudo nos vá bem no quesito alimentação, nós precisamos de, no mínimo, cinco refeições diárias: desjejum, lanche, almoço, lanche, jantar (alguém que vá esticar a noite precisa de mais um lanche). É recomendável que não fiquemos mais de três horas sem comer.

Quando oramos, pedindo A DEUS o nosso pão de cada dia, demonstramos a DEPENDÊNCIA que temos dEle na provisão daquilo que precisamos para saciar a nossa fome, PORÉM, ESSA DEPENDÊNCIA VAI ALÉM DAS REFEIÇÕES, pois abrange todas as áreas do nosso viver. Não há nada que possamos fazer de nós mesmos, sem que DEUS nos abençoe; sem que as mãos dEle estejam a nos cuidar. Tudo tem a ver com Ele. Em João 15:5b, o próprio SENHOR JESUS declara: "sem mim, nada poderão fazer".

Quando DEUS saciou a fome dos israelitas no deserto com o maná, o povo não podia fazer estoque do alimento, pois, o pão ficaria impróprio para ser consumido. A PROVISÃO DE DEUS ERA DIÁRIA.

É bem provável que "algum espertinho", à época, tenha escondido do maná para garantir o alimento do dia seguinte, e de nada valeu o esforço. Fazendo um paralelo entre o MANÁ e a GRAÇA, posso aferir que "A NOSSA ANSIEDADE COM RELAÇÃO AO FUTURO - ao nosso amanhã - PODERÁ COMPROMETER E FAZER "apodrecer" A GRAÇA MARAVILHOSA QUE - DA PARTE DE DEUS - VEM NOS ALCANÇAR A CADA DIA.

Em Filipenses 4:19 vemos a FIDELIDADE DE DEUS. Está escrito que, "segundo a sua riqueza em glória, Ele há de suprir, em CRISTO JESUS, cada uma de nossas necessidades".

O SENHOR JESUS quer que reconheçamos que nem mesmo o pão nosso de cada dia nós conseguiremos suprir sozinhos, por nossos próprios esforços, POIS DEPENDEMOS DA MISERICÓRDIA DE DEUS PARA ISSO. Para saciar a fome, bastaria um simples gesto humano de ir até uma árvore e colher o fruto para comer, porém, PARA QUE ISSO SEJA POSSÍVEL, NECESSÁRIO É UM SIMPLES GESTO DIVINO MISERICORDIOSO E MILAGROSO DA PARTE DE DEUS: fazer germinar a semente, e fazer crescer a árvore e fazer produzir o fruto. DO CONTRÁRIO, MORRERIA DE FOME O HOMEM.

O desejo do SENHOR é que o busquemos em todos os dias. E é bem do jeito que foi ministrado pelo Pastor Gilmar, em um dos Cultos da Comunidade Cristã Comunhão Plena, onde congrego: "É COMO SE FOSSE UMA DESCULPA DE DEUS SÓ PARA ELE ESTAR AO NOSSO LADO E ANDAR COM A GENTE". DEUS tem prazer em se relacionar conosco!

DEUS sabe do que precisamos antes mesmo de o pedirmos, "portanto não temos de nos inquietar com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mateus 6:34).

Em Mateus 6:25-26 (Bíblia A Mensagem) temos: "Se vocês se decidirem por DEUS, vivendo para cultuá-lo, não ficarão aflitos com a comida que terão de pôr na mesa ou se o guarda-roupas está fora de moda. Há muito mais coisas na vida que a comida que vai para o estômago! Há muito mais coisas para se ver que as roupas que vocês usam!

Olhem para as aves, livres e desimpedidas: não estão presas a nenhum emprego e vivem despreocupadas, aos cuidados de DEUS. E VOCÊS VALEM PARA ELE MUITO MAIS QUE OS PASSARINHOS"!

Que possamos exercitar (TREINAR) a nossa fé a cada manhã, aprendendo a CRER, CONFIAR, e DEPENDER de DEUS, pois Ele nos conhece e pensa em mim e em você especialmente. Aliás, DEUS tem pensamentos maravilhosos ao nosso respeito, e são os melhores, pois ELE PRÓPRIO ASSIM NOS DIZ: "pensamentos de paz e não de mal, para nos dar o fim que desejamos". (Jeremias 29:11).