E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal

MATEUS 6:9-13

Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

_____

PAI NOSSO: DEUS nos chama para sermos uma família; Ele, o nosso Pai e nós, irmãos uns dos outros e filhos dEle;

QUE ESTÁS NOS CÉUS: Assim como uma galinha junta os pintinhos sob as suas asas, DEUS vai nos manter para sempre juntos na Presença dEle. Ele nos quer no Céu; e ninguém vai para o Céu de qualquer maneira. O Céu não é para qualquer um;

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME: DEUS requer que sejamos separados para Ele; que produzamos frutos de Santificação; que sejamos Santos como Ele é Santo; que abandonemos a vida pecaminosa;

VENHA A NÓS O TEU REINO: DEUS nos chama a ser cidadãos e cidadãs do Reino; a assumir e cumprir o papel que nos cabe

SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU: para que, de fato, vejamos o Céu descer aqui na terra, e o experimentemos, já - aqui e agora - necessário é que alinhemos as nossas vontades à VONTADE DE DEUS;

DÁ-NOS HOJE O NOSSO PÃO DE CADA DIA: Quando oramos, pedindo A DEUS o nosso pão de cada dia, demonstramos a DEPENDÊNCIA que temos dEle na provisão daquilo que precisamos para saciar a nossa fome, porém, essa dependência vai além das refeições, pois abrange todas as áreas do nosso viver;

PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES: Se, de fato, recebemos perdão, temos perdão para dar e não podemos negá-lo. NÓS SOMOS PERDOADOS DE ACORDO COM O PERDÃO QUE LIBERAMOS PARA OS OUTROS. A premissa é: Perdoa-nos na mesma medida que liberamos perdão a quem nos ofendeu.

E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL: Quando JESUS introduz o tema "tentação" no modelo de oração aqui proposto, Ele o faz com propriedade, pois sabia muito bem a respeito disso, afinal, como ser humano, Ele foi alvo de tentações da parte do Diabo, E VENCEU, usando o poder que há na Palavra de DEUS. Aqui, a gente já aprende, ao menos, duas verdades:

1. Deus teve um único Filho sem pecado, mas Ele não teve filho nenhum com isenção de ser tentado. Tanto é verdade, que O PRÓPRIO SENHOR JESUS FOI ALVO DE TENTAÇÕES.

2. Para que vençamos as tentações, temos de fazer como fez o SENHOR JESUS. O nosso viver deve estar e permanecer ALINHADO com a poderosa Palavra de DEUS, pois é Ela que nos garante a vitória.

Sobre a tentação, "ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz". (Tiago 1:13-14). Agora, independentemente da origem da tentação (da parte do Diabo ou por nós mesmos) ela jamais haverá de prevalecer contra nós, SE TIVERMOS O CUIDADO DE ANDAR EM OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS. FOI ASSIM QUE CRISTO PREVALECEU DIANTE DAS TENTAÇÕES.

(Filipenses 2:5-8 / Bíblia A Mensagem): "Precisamos, como CRISTO, trilhar o caminho da obediência: Tentem pensar como Cristo Jesus pensava. Mesmo em condição de igualdade com Deus, Jesus nunca pensou em tirar proveito dessa condição, de modo algum. Quando sua hora chegou, ele deixou de lado os privilégios da divindade e assumiu a condição de escravo, tornando-se humano! E, depois disso, permaneceu humano. Foi sua hora de humilhação. Ele não exigiu privilégios especiais, mas viveu uma vida abnegada e obediente, tendo também uma morte abnegada e obediente - e da pior forma: A CRUCIFICAÇÃO".

(Mateus 26:36-45 / Almeida Revisada e Atualizada - ARA): "Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; FICAI AQUI E VIGIAI COMIGO. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: MEU PAI, SE POSSÍVEL, PASSE DE MIM ESTE CÁLICE! TODAVIA, NÃO SEJA COMO EU QUERO, E SIM COMO TU QUERES.

E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; (VIGIAR É SE ESFORÇAR E TER O CUIDADO DE VIVER E ANDAR SEGUNDO A VONTADE DE DEUS, GUIADOS PELO SANTO ESPÍRITO). O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Tornando a retirar-se, OROU DE NOVO, DIZENDO: MEU PAI, SE NÃO É POSSÍVEL PASSAR DE MIM ESTE CÁLICE SEM QUE EU O BEBA, FAÇA-SE A TUA VONTADE. E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. Deixando-os novamente, FOI ORAR PELA TERCEIRA VEZ, REPETINDO AS MESMAS PALAVRAS"...

(TRÊS VEZES ELE OROU ASSIM: Eu me recordo que, algum tempo depois desses acontecimentos, o Apóstolo Paulo também veio a orar a DEUS por três vezes em prol de uma causa pessoal, ao que lhe respondeu o SENHOR: MINHA GRAÇA LHE BASTA! Penso que, talvez, o SENHOR JESUS, por saber de tudo que estava por vir, e do tamanho sofrimento que iria passar, e, especialmente, do momento em que a PRESENÇA DO PAI LHE SERIA TIRADA, tenha sido tentado a desistir e a recuar, MAS ELE SE MANTEVE FIRME NO PROPÓSITO, ALINHADO À PALAVRA E À VONTADE DE DEUS - EM COMPLETA OBEDIÊNCIA).

"Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores".

(E NÃO FOI NINGUÉM QUE O CAPTUROU. ELE PRÓPRIO SE ENTREGOU POR NÓS E FOI ATÉ A CRUZ POR AMOR A MIM E A VOCÊ).

Em 1° Timóteo 6:9, temos um exemplo de tentação que é muito comum: "Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição".

(Ficar rico não é mal. O problema está em se tornar escravo do dinheiro e servir a MAMON).

_____

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. (Jeremias 17: 9-10).

(DEUS SABE TUDO SOBRE NÓS. E ELE CONHECE MUITO BEM O MEU E O SEU CORAÇÃO).

_____

"E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. ORA, TODOS ESTES MALES VÊM DE DENTRO E CONTAMINAM O HOMEM". (Marcos 7:20-23).

Ou seja, O CORAÇÃO DO HOMEM JÁ TEM TENDÊNCIA PARA O MAL. O inimigo sabe disso e fica ao nosso derredor, buscando oportunidade. (1° Pedro 5:8). E ELE SE UTILIZA DE CIRCUNSTÂNCIAS E ATÉ CRIA SITUAÇÕES PARA NOS TRAGAR.

MAS…

O anjo do SENHOR (que é JESUS!) acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. (Salmos 34:7). Se queremos passar de ano, PRECISAMOS COLAR NA DELE.

Para que seja assim, algo o SENHOR REQUER DE NÓS: "Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos". (Provérbios 23:26).

SE CUIDARMOS DAS COISAS DO SENHOR, ELE CUIDARÁ DAS NOSSAS COISAS… E TUDO NOS IRÁ MUITO BEM!