Qual a importância do Pai Nosso como modelo de oração?

A oração ensinada por Jesus como um modelo de oração não precisa necessariamente ser repetida como um mantra religioso. Mas como foi dada como modelo, deve pautar nossas orações.

Nestes 32 anos como cristão evangélico, muitos destes anos, exercendo algum ministério nas igrejas por onde passei pregando a palavra ou escrevendo mensagens nas redes sociais e sites, alguns detalhes sobre a oração que Jesus nos ensinou passaram desapercebido.

Vou falar hoje dos pontos que provavelmente passou desapercebido por mais pessoas.

Depois de assistir o filme a Cabana, o início da oração fez muito mais sentido para mim. Compreendi muito melhor este Deus como um pai amoroso depois de ler o livro e assistir o filme.

"Pai nosso que estais no céu "

Vamos olhar do ponto de vista dos judeus aqui. O que para eles significou ouvir aquilo.

Os judeus tinham um nome para Deus para cada necessidade deles.

Quando o problema era doença clamavam a Jeová Rafa o Deus da Cura

Quando o problema era guerra clamavam a Jeová Nisi o Deus da minha bandeira.

Quando sentiam falta de algo... Jeová Jire o Deus da Provisão.

Quando temerosos ansiosos com algo... Jeová Shalom o Deus da Paz e por aí em diante.

Iniciar a oração chamando a Deus de Pai, dava um nó na cabeça deles.

Mas Jesus veio para restaurar nossa condição de filhos de Deus, condição está perdida no primeiro Adão,

João 1:12

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

A religião que deveria servir ao que a palavra significa... Religar o homem a Deus, na verdade criou um imenso distanciamento. Criou, na mente do homem um Deus carrasco, frio, vingativo muito distante do Pai amoroso que Ele é. Por isso a importância de ensinar primeiramente neste modelo de oração que Deus é nosso Pai.

Poderia discorrer aqui por cada verso desta oração, mas para não cansar meus leitores e poder focar nas coisas que considero mais importante por não ter nestes anos visto ninguém pregar sobre, vou ao segundo ponto. Assim, com dois dados importantes podemos focar para que se fixem como base de todas nossas próximas orações.

O outro ponto crucial deste modelo de oração é...

"Seja feita tua vontade..."

Este ponto é realmente muito importante!

Porque?

Deus deu a todos nós algo muito importante para que seu desejo de ter verdadeiros adoradores que o adorassem em espírito e verdade pudesse ser realizado... Ele nos deu um grande poder... Às vezes não damos muito crédito a este presente mas temos muita dificuldade de abrir mão dele.

Eu falo aqui do livre arbítrio...

O direito de escolha, na verdade vai além disso. O livre arbítrio nos dá uma falsa sensação de controle. Como Psicólogo eu descobri como essa sensação (falsa) de controle da vida, funciona como uma droga viciante, e como é difícil abrir mão dela.

Deus nos deu o livre arbítrio pois é através dele que Ele encontra os verdadeiros adoradores... A saber, aqueles desistem deste livre arbítrio e devolvem o controle de suas vidas a Ele... "Seja feita tua vontade. .."

Então amados, deixem o amor maravilhoso deste Deus Pai ter o controle de suas vidas e todas as tuas necessidades serão supridas... A paz, a provisão e a vitória em todas as tuas guerras. Pois o teu pai que está no controle de sua vida é também Jeová Jire, Jeová Rafa, Jeová Nissi, Jeová Shalom

#PenseNisso

A Paz do Senhor

Marcelo Bancalero