A Verdadeira Religião

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, SUPORTANDO-VOS UNS AOS OUTROS EM AMOR, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; HÁ SOMENTE UM CORPO E UM ESPÍRITO, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; HÁ UM SÓ SENHOR, UMA SÓ FÉ, UM SÓ BATISMO; UM SÓ DEUS E PAI DE TODOS, O QUAL É SOBRE TODOS, AGE POR MEIO DE TODOS E ESTÁ EM TODOS. E A GRAÇA FOI CONCEDIDA A CADA UM DE NÓS SEGUNDO A PROPORÇÃO DO DOM DE CRISTO. (Efésios 4:1-7)

____

A proposta de DEUS é que SEJAMOS UM. Nesse sentido, a convivência cristã é um desafio, pois não basta estarmos lado a lado. Necessário é que a gente vá além: PRECISAMOS NOS SUPORTAR EM AMOR. (Ef 4:3).

Quando o SENHOR JESUS escolheu e chamou os discípulos para o seguirem, em nenhum momento Ele foi surpreendido, pois já conhecia as limitações e as individualidades de cada uma das pessoas convidadas.

A escolha de JESUS foi firmada nos perfis de pescadores, coletores de impostos, mulheres ricas, outras de procedência moral duvidosa; homens de comportamentos coléricos; outros mais calmos.

Aos nossos olhos, o grupo formado pelo SENHOR estaria fadado ao fracasso, certamente não iria prosperar. Tudo daria errado. JESUS, porém, é DEUS, e Ele jamais erra, pois sabe muito bem o que faz!

O fato de terem sido escolhidas pessoas tão diferentes e de origens variadas, faz-nos entender a importância do crescimento do corpo, através da troca de experiências mútuas e diversificadas.

Os seres humanos possuem algumas características em comum e uma delas é a necessidade de CONVIVERMOS UNS COM OS OUTROS. Temos de ser sociáveis, pois a nossa natureza exige isso. NÓS NOS PRECISAMOS! NINGUÉM É UMA ILHA!

O SENHOR nos convida a aprendermos juntos, uns com os outros, respeitando as diferenças. NINGUÉM APRENDE E/OU APREENDE SOZINHO O CONTEÚDO QUE A CONVIVÊNCIA NOS INSTRUI. A GENTE SEMPRE TEM ALGO A APRENDER COM ALGUÉM, E VICE-VERSA. Nem é preciso conviver diariamente com as pessoas para aprendermos com ela. Basta um contato - AINDA QUE SIMPLESMENTE VISUAL POR UM MOMENTO- no transporte público, banco, trabalho, estádio, Igreja, calçada, no evento, shopping, em casa mesmo, etc.; MESMO QUE SEJA UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE APRENDIZADO PROVIDENCIADA POR DEUS, E QUE NÃO MAIS VEJAMOS A PESSOA OUTRA VEZ. EU LEVO PARA A VIDA UM APRENDIZADO ABSORVIDO DE ALGUÉM, AO MESMO TEMPO QUE ALGUÉM TAMBÉM APRENDE ALGO COMIGO.

Nós somos importantes para os outros, pois, NA UNIDADE DO CORPO MELHORAMOS AS NOSSAS LIMITAÇÕES, TORNAMO-NOS FORTES NAS FRAQUEZAS, E, NA UNIÃO DAS PARTES COOPERAMOS COM O TODO. E, exatamente por isso, COMO IGREJA "ALÉM DAS QUATRO PAREDES", precisamos PENSAR, REFLETIR, ENTENDER e PRATICAR o seguinte: NÓS SOMOS CHAMADOS PARA SERMOS UM SÓ CORPO (a saber, Corpo de CRISTO, nossa Cabeça), E UMA SÓ FAMÍLIA (Família de DEUS - em que muitos dos membros ainda estão do lado de fora, os órfãos e as viúvas). O nosso papel consiste em praticar a verdadeira religião e apresentar a Pessoa de DEUS como o PAPAI PARA OS ÓRFÃOS, a Pessoa de CRISTO COMO O NOIVO/ESPOSO PARA AS VIÚVAS, e a Pessoa do ESPÍRITO SANTO COMO O FIEL COMPANHEIRO E AMIGO PARA OS REPUDIADOS.

BORA LÁ, ENTÃO!!! A questão mais importante aqui NÃO É SÓ FALAR, embora seja imprescindível que se pregue o Evangelho. Porém, nossa maior ênfase deve estar em VIVER E AMAR COMO CRISTO O FEZ. Temos de nos dispor e cuidar das viúvas, órfãos e, também, daqueles todos que foram esquecidos e/ou excluídos pela sociedade. Aliado a tudo isso, precisamos nos esforçar, a fim de nos mantermos santos para com DEUS, já que esse é o verdadeiro significado de “IMITAR A CRISTO E VIVER COMO ELE VIVEU”.

_____

NÃO HÁ NENHUM MAL EM SER RELIGIOSO, DESDE QUE COMPREENDAMOS QUE "A religião pura e sem mácula, para com o nosso DEUS e PAI, é esta: visitar os ÓRFÃOS e as VIÚVAS nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo". (Tiago 1:27).