Regozijar e alegrar

Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.

Salmos 118:24

_____

Hoje é Segunda Feira, dia 19 de Agosto de 2019. Este dia existe e isto é fato… E NÓS PODEMOS DIZER ISTO, PORQUE ESTAMOS VIVOS!

Pelo mundo afora, muitos são os que, por motivos diversos, não despertaram nesta manhã. Neste exato momento, tem famílias e amigos velando, chorando e/ou sepultando entes queridos. E, aos que se encontram nessas circunstâncias, ou seja - enlutados - A PALAVRA DE DEUS está dizendo a mesma coisa a cada um deles: Regozije-se! Alegre-se!

Nós poderíamos ser um dos que não despertaram hoje, mas, PELAS MISERICÓRDIAS DE DEUS, FOI NOS DADA A OPORTUNIDADE DE VIVER MAIS UM DIA. O QUE FAZER PARA QUE ESTE DIA VALHA A PENA!? Para que este dia valha a pena, temos de nos esforçar para cumprir aquilo para o qual nós fomos criados: A NOSSA EXISTÊNCIA É PARA LOUVOR DA GLÓRIA DE DEUS (Efésios 1:12).

A Palavra nos ordena a nos REGOZIJAR e ALEGRAR. De antemão, DEUS quer isso para nós, que a felicidade habite em nossos corações, mas temos de fazer o que nos cabe, para que tomemos posse dessa bênção. NÃO PODEMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS, pois não é assim que funciona.

Temos de VIVER ESTE DIA como se fosse o último dia das nossas vidas, como se o SENHOR JESUS estivesse voltando agora. TEMOS DE ESTAR PREPARADOS, EM CONSTANTE VIGILÂNCIA.

COMO FAZER ISSO!? A PALAVRA DE DEUS NOS DIZ QUE DEUS TEM PENSAMENTOS BONS AO NOSSO RESPEITO: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais". (Jeremias 29:11). O que temos de fazer é alinhar as nossas vontades à Vontade dEle e viver do jeito dEle, NÃO DO NOSSO JEITO, para que tudo nos vá bem.

Sabemos também que "A Vontade de DEUS é SEMPRE boa, perfeita e agradável" (Romanos 12:2b). Para que a Vontade dEle prevaleça em nosso viver, precisamos de confiar e obedecer ao SENHOR, e, para agradá-lo, temos de viver pela fé, pois, "sem fé é impossível agradar o SENHOR" (Hebreus 11:6).

Sozinhos, na força dos nossos próprios braços, nós não conseguiremos alcançar esse objetivo. É necessário entender que "sem CRISTO nada podemos fazer" (João 15:5b), pois, conforme está escrito no livro de Atos (27:28a), "Nele vivemos, e nos movemos, e existimos". Pela fé, nós devemos estar conectados a Ele em todos os momentos, da mesma forma que um ramo deve permanecer ligado à Videira, a fim de produzir muitos frutos.

A carta de Paulo aos Gálatas (2:20) diz: "Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim". Esta é a razão do nosso regozijo, da nossa alegria: SOMOS UM COM CRISTO, E O NOSSO VIVER REFLETE A PRESENÇA DELE EM NÓS. CRISTO JESUS DEVE SER O MOTIVO DA MINHA E DA SUA ALEGRIA!

E 1° João 4:19 completa: "Nós amamos porque ele nos amou primeiro".

O SENHOR NOS AMOU, E, SE A NOSSA DISPENSA, OU O NOSSO TANQUE, OU A NOSSA BAGAGEM ESTÁ REPLETA DO AMOR DE DEUS, NÃO O PODEMOS NEGAR AO PRÓXIMO. PORTANTO, QUE EM TODOS OS INSTANTES DESTE DIA, INDEPENDENTEMENTE DAS CIRCUNST NCIAS, O NOSSO VIVER SEJA UM CONSTANTE LOUVOR A DEUS; E EXALE O BOM PERFUME DE CRISTO EM TODOS OS NOSSOS ATOS; QUE A NOSSA VIDA CANTE AO SENHOR QUE NOS SALVOU, E QUE O AMOR E A ALEGRIA NO SENHOR ESTEJAM E PERMANEÇAM CONTINUAMENTE EM NOSSOS CORAÇÕES.