Porque Teu é o Reino, o Poder e a Glória Para Sempre. Amém.

MATEUS 6:9-13

Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, PORQUE TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE. AMÉM.

_____

PAI NOSSO: DEUS nos chama para sermos uma família; Ele, o nosso Pai e nós, irmãos uns dos outros e filhos dEle;

QUE ESTÁS NOS CÉUS: Assim como uma galinha junta os pintinhos sob as suas asas, DEUS vai nos manter para sempre juntos na Presença dEle. Ele nos quer no Céu; e ninguém vai para o Céu de qualquer maneira. O Céu não é para qualquer um;

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME: DEUS requer que sejamos separados para Ele; que produzamos frutos de Santificação; que sejamos Santos como Ele é Santo; que abandonemos a vida pecaminosa;

VENHA A NÓS O TEU REINO: DEUS nos chama a ser cidadãos e cidadãs do Reino; a assumir e cumprir o papel que nos cabe;

SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU: para que, de fato, vejamos o Céu descer aqui na terra, e o experimentemos, já - aqui e agora - necessário é que alinhemos as nossas vontades à VONTADE DE DEUS;

DÁ-NOS HOJE O NOSSO PÃO DE CADA DIA: Quando oramos, pedindo A DEUS o nosso pão de cada dia, demonstramos a DEPENDÊNCIA que temos dEle na provisão daquilo que precisamos para saciar a nossa fome, porém, essa dependência vai além das refeições, pois abrange todas as áreas do nosso viver;

PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES: Se, de fato, recebemos perdão, temos perdão para dar e não podemos negá-lo. NÓS SOMOS PERDOADOS DE ACORDO COM O PERDÃO QUE LIBERAMOS PARA OS OUTROS. A premissa é: Perdoa-nos na mesma medida que liberamos perdão a quem nos ofendeu.

E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL: Quando JESUS introduz o tema "tentação" no modelo de oração aqui proposto, Ele o faz com propriedade, pois sabia muito bem a respeito disso, afinal, como ser humano, Ele foi alvo de tentações da parte do Diabo, E VENCEU TODAS ELAS, usando o poder que há na Palavra de DEUS;

PORQUE TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE. AMÉM: Nesta parte final do modelo de oração proposto por JESUS estamos afirmando que a DEUS pertencem o REINO, o PODER e a GLÓRIA, eternamente. Ou seja: Todas as coisas pertencem a Ele, inclusive nós mesmos.

(1° Crônicas 29:11-12)

"Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força".

TUDO TEM A VER É COM DEUS, NÃO COM A GENTE! Se, por um lado, NÃO TEMOS COMO ILUDIR OU ENGANAR A DEUS, afinal Ele nos vê, exatamente, como nós somos, e nada passa despercebido aos olhos dEle; por outro lado, entretanto, NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS PARA DEUS SOBERANO, que poderá mover Céus e Terra, se preciso for, a fim de fazer cooperar todas as coisas para o nosso bem.

(Salmos 24:1-2 / BÍBLIA A MENSAGEM)

"O Eterno reclama seus direitos sobre a terra e tudo que está nela, sobre o mundo e todos os que vivem nele. sobre as vogais mestras dos rios. (em CRISTO JESUS um alto preço foi pago, por isso o SENHOR reivindica legalmente a propriedade e o senhorio dEle sobre tudo). Foi Ele que construiu a terra sobre as fundações do oceano; Ele a projetou.

Quem pode subir ao monte do Eterno? Quem pode escalar o santíssimo paredão da face norte? Apenas os que têm as mãos limpas e o coração puro; Homens que não trapaceiam, mulheres que não seduzem. (Aqui Ele dá a dica para os que querem entrar e permanecer na Presença dEle, como cidadãos e cidadãs do Reino. Ele nos mostra como proceder, para que sejamos aceitos!?).

(Jeremias 17:20)

"Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações".

(Isaías 1:16-17)

"Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas". MÃOS LIMPAS PRATICAM ATOS DE JUSTIÇA E AGRADAM A DEUS.

(1° João 1:5-9)

"Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz (REINO DE LUZ), e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade (REINO DAS TREVAS). Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".

(Êxodo 19:5)

"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha".

TEU É O REINO - Quando afirmamos Isto, estamos admitindo e aceitando que o reino ou domínio PERTENCE AO PAPAI; que Ele detém o controle sobre todas estas coisas, não havendo mesmo impossíveis para Ele.

O Reino de DEUS consiste em todo local e/ou circunstância onde a vontade d'Ele é feita. Simples assim. E isso está bem claro neste modelo de oração ensinado por CRISTO: (“…venha a nós o teu Reino e seja feita tua vontade assim na terra como nos céus…”). Ou seja, para que vivamos como cidadãos e cidadãs do Reino, temos de nos submeter aos princípios estabelecidos pelo próprio DEUS.

TEU É O PODER - Quando declaramos isto, estamos ratificando a nossa Fé, dizendo ao SENHOR que cremos na onipotência dEle, e na capacidade que Ele tem de, SE QUISER, realizar tudo aquilo que o pedirmos.

Nisso, reconhecemos também a nossa completa dependência de DEUS, e a nossa pequenez, pois sabemos o quão fracos somos e que não podemos fazer nada de nós mesmos; e que só o SENHOR é todo poderoso e que não há impossíveis para Ele.

TUA É A GLÓRIA - Dizendo isso, reconhecemos que somente o SENHOR é digno de toda Honra, de todo LOUVOR e de toda GLÓRIA; e que o nosso viver deve ser completamente voltado para Ele, a fim de que cumpramos o objetivo para o qual fomos criados: DEUS nos criou, a fim de sermos para louvor da Glória dEle (Efésios 1:12).

AMÉM - Esta palavra expressa um consentimento ou uma forte aprovação e/ou afirmação. É o mesmo que dizermos: certamente, assim seja. Ou seja: após afirmarmos que a DEUS pertencem o REINO, o PODER, e A GLÓRIA para sempre, nós ainda utilizamos o AMÉM para reforçar o que dissemos. Assim, nós ratificamos, autenticamos, selamos aquilo que foi dito, é isso é manifesto em nosso testemunho de vida, em que a nossa prática deve estar coerente com o que os nossos lábios propagam.