Santos Arcanjos Miguel,Gabriel e Rafael   

          ( Ap l2,7-12a;Sl137(138) João 1, 47-51)

           

 

O céu se abriu para Jesus (Mc1,13) e os anjos estão a seu serviço, no deserto, após a tentação do demônio;Jesus o abrirá  e o tornará acessível (cf 14,6-10).Jesus é o caminho, a escada do céu, a porta de entrada.Por ele vem a verdade da revelação que tantas vezes foram feitas por anjos. Jesus é o caminho autêntico (verdadeiro) e vital, é verdade e vida em caminho.

A existência dos anjos é doutrina da Igreja. Faz parte da nossa fé acreditar nessas criaturas espirituais criadas por Deus . São os seus mensageiros.

Santo Agostinho e S. Gregório nos dizem que a Palavra Anjo significa missão, o nome explica a missão dada por Deus.

Cada um existe em Deus para sua glória. Cada um deles é um ser espiritual que é mensageiro de Deus. Na Bíblia vemos diversas passagens que falam dos anjos.Por exemplos: a  batalha no céu travada por Miguel e seus anjos contra o dragão e seus seguidores(1ªleitura), o anjo Rafael que conduz Tobias na sua caminhada e cura seu pai, o Gabriel que anunciou a José todas as ordens enviadas por Deus Pai.

Eles trazem para nós uma mensagem de Deus. Miguel significa quem como Deus. Gabriel a força de Deus e Rafael, Deus cura.

Essa ação de Deus na nossa vida se concretiza como se concretizou na vida de Jesus e de nossa Senhora. O anjo Gabriel, o poder de Deus, a força de Deus anunciou a Maria e ele concebeu do Espírito Santo.

Ao anjos anunciam aos pastores o nascimento de Jesus. A força de Deus que é alegria, que  é anuncio.

Jesus depois do jejum no deserto é servido pelos anjos.

Eu devo ser para o outro o mensageiro de Deus e anunciar a palavra transformadora, devo ser o poder de Deus para retirar do coração do outro o mal que o atormenta. Devo ser a mão de Deus que o cura e o ampara. O verdadeiro amigo é um anjo na vida do outro

As grandes lutas do mundo são lutas espirituais. São as idéias que conduzem o mundo, e nos grandes conflitos humanos, há sempre uma oposição de evangelhos. Contra o demônio que tenta perverter os valores mais altos, precisamos  do auxílio dos anjos, espíritos bem-aventurados, ministros de Deus, enviados a nós para nos ajudar.
Como o salmista cantemos: Na presença dos anjos a vós cantaremos louvores; ante vosso santo templo nos prostraremos; louvaremos  o vosso nome, pela vossa bondade e fidelidade
.

 


Com som em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=673286