COROA DA VITÓRIA

"COMBATI O BOM COMBATE, COMPLETEI A CARREIRA,GUARDEI A FÉ"

(II Timóteo, 4:7)

-------------------------------------------------------------------

Agora que está no fim da vida, volve o olhar para o estádio, percorrido em sua vida. A meta está alcançada. Com consciência tranquila pode contemplar sua vida, que foi um combate admirável no ministério da fé. (I Tim. 6:12). Em todos os trabalhos, sofrimentos e fadigas guardou e defendeu fielmente o último arrimo e razão de toda a sua vida, sua fé em CRISTO, o Senhor. Foi, realmente, em sua vida, ministro de CRISTO e dispensador dos ministérios de DEUS.( I Cor.4:1). Realizou, de fato, o que dos dispensadores se exige, a saber, que sejam fiéis. (I Co. 4:2). Assim pode, pois, com segurança, esperar a coroa da vitória, como um competidor que alcança a meta. CRISTO, o Senhor exaltado e justo Juiz, outorgará ao apóstolo Paulo, naquele dia, no dia de sua volta glorificada, a cora da vitória como recompensa por uma vida passada na presença de DEUS.

Paulo, porém, sabe que não somente ele recebe essa coroa da vitória. Por isso acrescenta, certamente também para animar e consolar o discípulo, que, com ele, também recebem essa recompensa todos aqueles que, por sua vida, se preparam para a aparição do Juíz celestial e a almejaram ver com amor. Repleto de uma fé firme, Paulo vai inquebrantável e cheio de confiança ao encontro da morte. Para ele, como para todo cristão, a morte deixou de causar pavor, pois é apenas passagem, partida para o Senhor. Todo o cristão que, no final de seus anos, pode olhar para uma vida, tão consagrada ao serviço de seu Senhor, pode, com igual firme confiança, esperar a coroa da vitória do"justo Juiz". (Gál. 5:5).

Dessa forma, notamos que a verdadeira vida cristã é pintada no presente versículo como uma luta, como uma competição atlética, como uma experiência árdua e testadora, embora o seu propósito seja elevado, pois há uma coroa a ser obtida. Mas essa coroa só pode ser conquistada por aqueles que lutarem de conformidade com as regras, e assim se saírem vencedores. Ora, isso exige a aceitação do verdadeiro CRISTO, conforme é este exposto no evangelho e na doutrina de Paulo; e, por outro lado, exige a negação e a oposição contra os ensinamentos contrários. Também envolve o cumprimento fiel dos deveres cristãos e do ministério da Palavra, em que o cristão observa todas as exigências próprias da vida cristã. É preciso, pois, seguir a santidade, propagar o evangelho e ensinar devidamente àqueles que já confiaram em CRISTO.

Notemos que a luta do apóstolo Paulo terminou em calamidade, conforme os homens podem ver as coisas, porquanto o apóstolo dos gentios estava preste a morrer como mártir. Para o próprio Paulo, no entanto, isso era a coroação e a glória, o triunfo final de sua luta, de seu combate. As palavras "COMBATI O BOM COMBATE..." ,poderiam ser entendidas como: "Não me lamento, porquanto agora posso gloriar-me nas realizações de meu combate". Nada há de sutil ou obscuro nessa afirmativa profundamente comovente; e aquilo que ele nos diz aqui é claro como o cristal. Lembra-nos que a vida cristã é um conflito contra o mal, em nós mesmos e ao nosso derredor....

Lembra-nos que a carreira não está ganha enquanto não tivermos cruzado a linda da chegada, não podendo haver afrouxamento do esforço ao longo do caminho. A respeito, vejam - Lucas 14: 25-33; Mateus, 13: 5,6, 20, 21 e 25: 8-10 - o que CRISTO salienta sobre o fracasso daqueles que começaram bem, mas não foram capazes de prosseguir até o fim.

A vida cristã é retratada como uma longa carreira, como uma maratona, repleta de obstáculos e dificuldades que esmagam aos homens que não possuem a força conferida por CRISTO. Nisso não pode haver vitória a menos que o corredor prossiga até a linha de chagada; mas essa linha é cruzada triunfalmente. Aprendemos que a carreira exige dedicação e coragem, bem como o poder espiritual do Espírito Santo, pois, de outro modo, será inteiramente impossível concluí-la com êxito, o que também é comprovado pela experiência diária. CRISTO exige a total dedicação de nossas almas, a outorga da própria vida às mãos de CRISTO, que é aquela atitude a que denominamos de fé. (Heb. 11:1).

Todos os homens tem tal curso e destino, e todos são indivíduos impares, sem igual, conforme se aprende em apocalipse, 2: 17. "QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS: AO VENCEDOR, DAR-LHE-EI DO MANÁ ESCONDIDO...". E o alvo final não é necessariamente a felicidade, como também por certo não é o bem-estar físico. O texto a nossa frente ilustra isso perfeitamente. DEUS nos coloca na oposição em que nos encontramos, e confere-nos uma tarefa, para então a realizarmos com todas as nossas forças. O N.T. não recomenda a preguiça, e nem o viver diário meramente para desfrutar dos seus prezares.

"IGUALMENTE, O ATLETA NÃO É COROADO SE NÃO LUTAR SEGUNDO AS NORMAS"

(II Tim. 2: 5).

FONTES>

Bíblia Sagrada

Livros: Introdução e comentários - N.T. Interpretado e Epístola II Timóteo.

Wilson de Oliveira Carvalho.

Wil
Enviado por Wil em 01/10/2007
Código do texto: T675562