O PRINCIPAL MANDAMENTO- E O BOM SAMARITANO- LC.10,25-37

O MANDAMENTO MAIOR que Jesus procurou ensinar, respondendo à pergunta do doutor das Leis, vem nos revelar o quanto é importante colocar o amor que temos no coração, em ação. É’ necessário que, ao lermos esta passagem no Evangelho, nos coloquemos no lugar daquele homem, entendendo que os ensinamentos de Jesus são também para nós, nos nossos dias. Ao lermos os evangelhos devemos nos sentir os alvos das palavras de Jesus. Quando Ele fala, aquele que o lê é o alvo que Ele quer atingir. Fala a cada um de nós, que O entenderemos , de acordo com a vida que viermos levando. As suas mensagens são fecundas e, na terra do nosso coração elas germinam, crescem e frutificam , se a conservarmos adubada pelos atos de amor e de misericórdia , para com nossos irmãos

No exemplo usado por Jesus, para que aquele homem entendesse, Ele fala de maneira límpida e clara, de como os que o seguem devem proceder. Várias pessoas daquela sociedade passaram pelo forasteiro caído na calçada, atacado que foi, por ladrões, que o roubaram e bateram, machucando-o muito e, deixando-o ali semi – morto. Porém , embora fossem pessoas de destaque naquela sociedade, nada fizeram para o ajudar. Passaram, também, um Sacerdote e um Levita, que desviaram-se até, para não o socorrerem, porém, um samaritano , pessoa nascida em Samaria, povo que não cultuava o nosso Deus, não titubeou, desceu do cavalo, aproximou-se do homem caído e socorreu-o, curando-lhe os machucados com vinho e azeite que trazia. Em seguida colocou-o sobre o cavalo e levou-o a uma estalagem, onde o deixou alojado. Pagou e recomendou ao dono que o tratasse e fizesse tudo pelo homem ferido, até que ele voltasse e, o ressarciria de todos os gastos que tivesse. Depois de narrar essa parábola, Jesus pergunta ao Doutor da Lei :- “Qual dos três foi o próximo daquele homem? “ “Aquele que usou de misericórdia para com ele”, respondeu o inquerido. Disse-lhe então Jesus :- “Respondestes bem ! Vai e faze tu o mesmo”.

Com essa história contada por Jesus , ainda hoje e, até o fim dos tempos, todos nós, sem distinção de classes , de poder, de cargo, de situação ou raça, estamos inseridos nos resultados das nossas ações para com os nossos irmãos, filhos que são, do mesmo Pai, para conseguirmos o nosso lugar na Vida eterna. A “Misericórdia é o próprio Amor em ação”. Muita gente se compadece; chora ; fica triste; ao presenciar o sofrimento dos irmãos, os menos favorecidos, Elas têm amor no coração mas, só o uso desse amor através dos atos concretos é que o ele age pela Misericórdia. A Misericórdia é o ato concreto que o Amor usa , para se mostrar presente no coração da gente. Dó, Compaixão, Pena, sem o Amor com Misericórdia, nada são , nada realizam . São sentimentos estáticos , que até nos fazem chorar mas... nada significam , nada realizam de concreto, sem a Misericórdia . AMÉM !!!

DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! - Bene – Ctba. 04/10/07