Comentário da Liturgia da 6ª feira da 26 ª Semana Comum

                             (Br 1, 15-22; l78(79) Lc10, 13-16)  

 

Atraída  pela figura das  cidades fechadas à mensagem, soa aqui esta  maldição contra povoados da Galiléia onde Jesus tinha  pregado e feito milagres.

Corozaim e Betsaida foram amaldiçoadas por Cristo porque não acreditaram nem mudaram de vida, mesmo presenciando aos milagres de Cristo. Hoje nada mais resta das duas.

Tiro e Sidonia eram cidades pagãs, junto ao Mar Mediterrâneo.Tiro tornou-se sede do cristianismo, embora não tenha sido visitada por Cristo. Nessa cidade Paulo abrigou-se durante sete dias, quando se dirigia a Jerusalém. Em Sidônia, vários habitantes converteram-se e receberam  Paulo quando ali passou prisioneiro, em direção a Roma.(Mt15,21).

Jesus passou a morar em Cafarnaum depois que saiu de Nazaré e ali realizou muitos milagres.

Por causa da falta de fé nas palavras do Evangelho, Cristo profetizou que esta cidade seria arrasada. Realmente isto aconteceu. Em 665 d.C. Foi totalmente destruída por um terremoto.

Na 1ª leitura vemos a confissão dos pecados e a oração dos exilados. O Profeta Baruc afirma  que tem sido desobediente a Deus e pede perdão ao Senhor Como eles devemos agir. O que impede a nossa salvação é a nossa decisão de não mudar, a dureza do nosso coração. O povo que não quer mudar merece essas ameaças. Jesus chama a atenção para o povo que não muda de vida, que não perdoa, que não vive de forma honesta correspondendo à vontade de Deus.

Jesus está satisfeito com você? Jesus chama a sua atenção sobre seu comportamento e o da sua família? Em cada ato humano por mais simples que pareça, estamos nos revelando, aderindo à vida ou rejeitando à luz, que é o Senhor Jesus.



Com som em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=681550