Comentário da Liturgia da 2ª feira 
                 da 27 ª Semana Comum

            (Jn1,1-21.11; Sl Jn 2, 2-5.8; Lc 10,25-37)

 

O diálogo de Jesus com um letrado ou jurista  serve a Lucas  para introduzir a parábola do “bom samaritano”.

Um doutor da lei arma uma situação para pegar Jesus em contradição fazendo-lhe a pergunta: “Que devo fazer para ter a vida eterna?” A pergunta tem uma resposta  explícita na lei, por isso Jesus  faz  aquele que pergunta  responder: ele não é legisla, mas urge o cumprimento. O letrado responde sintetizando todos os  seiscentos e treze  preceitos em dois: o amor a Deus e o amor ao próximo.

A resposta está correta, diz Jesus, a síntese está bem feita; seguindo a religiosidade da lei, é preciso cumprir o que foi dito. Os dois mandamentos são não somente síntese, mas também alma de todos os outros: somente o amor dá sentido e justifica a lei.

Para o letrado identificar Deus não era problema, identificar o próximo, sim, próximo para ele era apenas o israelita.

Jesus ao invés de discutir ou teorizar quem é o próximo, conta uma parábola., um espelho não para justificar a conduta, mas para  criticá-la  e corrigi-la.

Um homem qualquer, anônimo, sem indicação de pátria nem ofício, vítima de indefesa de salteadores, jaz meio morto num caminho de curvas e abismos.

Um sacerdote e um levita (Clérigo em ordem inferior) passsam adiante apressadamente atentos às prescrições de pureza ritual (não podem se contaminar tocando um ferido). Os dois separam compaixão e culto.Eles como Jonas tentaram fugir da a missão(1 ª leitura)

Um Samaritano, meio pagão, discriminado compassivo, solicito, generoso socorre o desconhecido e trata-o com um amigo, um familiar. Isso explica quem é o meu próximo e quem se comportou como próximo. É preciso tomar a iniciativa, tornar-se próximo do necessitado, independente de quem seja a pessoa.

Se você perguntar ao homem que foi vítima dos salteadores: Senhor quem é o teu próximo? Provavelmente ele responderá: É aquele que não passou adiante, aquele que não fechou os olhos me levou para ser cuidado. Com ele cantemos com o refrão do salmo:A” Retiraste minha vida do sepulcro , ó Senhor”.

O Próximo é aquele ao qual dirigimos socorro na sua necessidade. É todo homem que precisa da nossa ajuda, que precisa do nosso amor.

Aprendamos com Jesus a amar a todos sem olhar a quem, aqueles que estão mais próximos de nós e mais precisam de nós.

Como o bom samaritano, como Jesus, precisamos ter corações compassivos e misericordiosos.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=685395