Liderança Cristã segundo o Princípio da Criação

No princípio, Adão é estabelecido por Deus como líder e dominador sobre a criação. Assim, Adão deveria exercer domínio sobre os peixes do mar, as aves do céu e sobre todo animal que se move sobre a terra.

Adão também recebeu ordem do Criador para nomear os seres criados por Deus. Dar nome aos demais seres viventes, fazia de Adão o responsável perante Deus pelo cuidado da criação. Deus havia posto no essência do Macho um espírito de liderança e de governo. Cabia ao homem desempenhar este papel.

No momento que Deus cria a Mulher a partir da matéria preexistente do Homem, subtende-se a relação de submissão da mulher para com o homem e, a figura de autoridade que Adão representa. Tendo a Mulher, também, uma importante função dentro da grande ideia de Deus - a família. Adão não usa o seu poder de liderança de forma abusiva, mas exerce seu domínio sobre a Mulher de modo harmonioso, assim como Deus planejara. Quando o Homem ou a Mulher quebram este princípio, há um desequilíbrio na família e graves consequências ocorrem como fruto desta ruptura de regra.

Ao acordar do sono profundo e receber a Fêmea do próprio Elohim, Adão reconhece de onde Eva foi criada e sabe de sua importância para Sua existência. Ele não tarda em dá nome à Varoa (a chamou de Eva, porquanto seria a mãe de toda a humanidade - Gn 3.20), sendo notável mais uma vez que o Homem foi criado por Deus e chamado à liderança.

Como já afirmando anteriormente, Adão tinha uma responsabilidade, perante Deus, pela criação; assim não foi diferente quanto à Mulher. Adão deveria cuidar da mulher e instruí-la como Deus ordenada. Caberia também a ele discipular sua mulher para ser obediente às ordenanças de Deus. Prova desta obrigação de Adão, como líder espiritual, é que quando Eva e Adão pecam, o Senhor chama primeiramente Adão para prestar contas pelo erro, pois foi a Ele que o Senhor havia ordenado a cerca da proibição (pecado).

Faz-se visível, então, que o encargo de Adão, (dado por Deus) exprime a autoridade do Homem e a responsabilidade de liderar sobre a Criação de Deus.

Joás Salomão
Enviado por Joás Salomão em 05/02/2020
Código do texto: T6859043
Classificação de conteúdo: seguro