O primeiro milagre (Relativo a EBD)

Milagre é uma manifestação sobrenatural, uma realização que está muito além das possibilidades humanas, é algo que não existe uma explicação racional. Nas escrituras sagradas, "milagre" é sinônimo de sinais, maravilhas, manifestações Divinas.

As pessoas até hoje são tendenciosas a acreditar que "TODOS" aqueles, por meio de quem é operado algum milagre, são pessoas de Deus; e, em muitos casos, os têm como os ditadores da fé. Contudo é preciso ter cuidado, pois, Deus permite muitas vezes que até os demônios façam sinais. Leia Mateus 24. 24; Marcos 13. 22. No Egito, os magos de faraó fizeram alguns sinais (três) para tentarem se igualar a Moisés ( Ex 7. 11-12, 22 e 8. 7), mas o poder de Deus está acima de qualquer magia (Ex 8. 18).

O próprio Deus, usando o profeta Isaías, exortou o rei Acaz a pedir um sinal (Is 7. 11), era comum um sinal para confirmar que Deus realmente estava falando. Ezequias, por exemplo, pede um sinal como confirmação de que ele estava mesmo curado daquela doênça, e foi atendido (2Rs 20. 8-11). Outro exemplo pode ser o caso de Gideão, ele pediu um sinal antes de enfrentar os midianitas (Jz 6. 36-40).

Isso tudo quer dizer que sinais eram evidências indispensáveis que deveriam seguir os profetas, e homens de Deus, no antigo testamento. Isto era necessário devido a incredulidade daquelas pessoas. Nós, hoje, também temos alguns momentos de descrença, e é evidente que estamos errados se tentarmos a Deus para acreditarmos no que ele nos ordena. Sua palavra já é pura e provada como a prata refinada (Sl 12. 6), mas podemos por os profetas a prova (1Jo 4. 1).

Dos homens famosos na história do novo testamento, um dos quais Deus não operou nenhum sinal visível através dele foi João Batista. Mesmo assim, as pessoas davam muita credibilidade ao que ele falava (Jo 10. 41). Os milagres, sobretudo no livro de atos, ficaram mais evidentes na igreja devido à atuação do Espírito Santo.

Se alguém dizia que um anjo lhe revelara algo já era o suficiente para ela ganhar muitos adeptos. Existia uma necessidade do "sobrenatural" tão grande, que as pessoas "piravam" se ouvissem algo como curas de doênças crônicas, aparições de anjos, etc. Uma certa vez, um homem foi enganado por um profeta velho, este o enganou dizendo: "foi um anjo que me falou". E olhe que quem foi enganado foi um profeta de Deus (1Rs 13 leia todo capítulo pra entender).

O apóstolo Paulo, sabendo da grande falta de firmeza dos crentes da região da galácia, adverte: "ainda que um anjo venha, e pregue outro evangélho, seja maldito". (Gl 1. 6)

Coloquei estes esclarecimentos, a respeito de milagres, e autuações relacionadas ao sobrenatural, para nós entendermos o quão seria importante para o ministério de Jesus as operações de maravilhas. O primeiro milagre de Jesus é uma das narrativas do início do livro de João.

"E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus. E foram também convidados Jesus e os seus discípulos para as bodas. ....... Jesus "principiou" assim os seus sinais em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele."

João 2. 1-11

Caná, era uma pequena vila da Galiléia. Segundo fontes que se tem hoje, as pessoas que moravam nesta vila viviam da pesca, e do cultivo de uva e grãos. Viviam do que produziam, não tinham um comércio movimentado, era uma comunidade que produzia para subsistência. A uva era o seu principal produto, dela eles produziam vinagre e vinho.

Não sei se aqueles noivos eram parentes de Jesus, ou amigos de sua família, mas tenho certeza que tanto o Senhor Jesus quanto sua família eram muito próximos daquele jovem casal. Maria estava nos bastidores.

Todo casamento tem um certo número de convidados, e naquele não foi diferente. O problema é que o vinho não daria para todo mundo. Eu acredito que aquela era uma família modesta, não tinham condições de servir com fartura. Por que quem teria tal ousadia? Um rico quando dar uma festa compra tudo para sobrar. E naquela ocasião especial houve esta necessidade.

Imagine o vexame da administração da festa?

_Nossa, e agora!

_Vai falar com dona Maria.

_Dona Maria, faltou vinho, que decepção!

_Calma, meu filho está por aqui, e ele pode fazer alguma coisa.

Quando foram a Jesus, este pediu que as talhas que se encontravam lá fossem cheias de água. Então, encheram 6 talhas que, segundo algumas fontes, cabiam 40 litros cada. Em seguida, Jesus disse: "levai ao mestre sala".

Deu para perceber que não houve nenhum mistério? Então! O segredo é crer, e fazer o que Ele manda. Os noivos tinham talhas, mas do que adianta ter talhas vazias? Tem que ter o mais importante, a presença de Jesus. Ainda se lá não tivesse nenhuma talha não impediria o milagre.

A atitude do servente que foi ao mestre sala é admirável! Ele não questiona. O mestre sala não sabia o que acontecia nos bastidores, estava ligado em outras coisas, de maneira que não sabia nem que havia faltado vinho. Quem iria servir ao mestre sala não tinha provado, estava levando água. Mas, o mestre chama o noivo e diz que nunca tinha visto alguém servir vinho daquele jeito, primeiro o mais fraco e depois o melhor. Na verdade, ele não sabia que ali estava o verdadeiro autor do bom vinho. Só os bastidores tiveram conhecimento naquele momento.

Este relato do primeiro milagre de Jesus prefigura o nosso relacionamento com Ele. Quando Jesus está presente em nossas vidas é assim. O vexame ataca apenas nós e alguns bem próximos, enquanto as pessoas se divertem e nem têm ideia do que realmente está acontecendo. O bom de confiar em Jesus, é que Ele não deixa que nós venhamos ser decepcionados.

A partir dali, os discípulos passaram a crer em Jesus (Jo 2. 11). Mas, por que a partir dali? Sei lá, o que posso responder é que muitos depois de tudo isso ainda duvidavam. Então, com certeza nem todos criam firmemente até a sua ressurreição.

Apredemos com esta narrativa de João, acima de tudo, que o segredo é fazer o que Ele manda.

Bom, está com você até aqui mim deixa muito feliz. Qualquer coisa deixe nos comentários. Um grande abraço!

Mesequias Oliveira
Enviado por Mesequias Oliveira em 10/03/2020
Reeditado em 10/03/2020
Código do texto: T6885088
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.