Aliança Por Conveniência

Lc 12:13-14 diz: “ E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele lhe disse homem, quem me pôs a mim por juízo ou repartidor entre vós” .

Tem gente que pensa que é Jesus que precisa dele, e que ele não precisa de Jesus. Este homem queria propriedades, e não justiça. Queria que Jesus exercesse sua autoridade, mas não lhe pediu que se aprofundasse nos méritos da questão. Dá para perceber que era alguém que se aproximou de Jesus apenas para usá-lo em prol de sua causa. Jesus não fez nenhum tipo de aliança por conveniência. Ele formou o seu grupo com pessoas humildes, ele não se interessou pela cúpula religiosa de sua época, muito pelo contrario, chamou-os de sepulcro caiado, raça de víboras etc. Quando Nicodemos o procurou e o elogiou, ele foi taxativo dizendo: “ Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” ( Jo 3:3 ). Nos nossos dias podemos ver as alianças por conveniência enfraquecer a democracia. Membro de grupos que defendem os mesmo interesse, não tem medo de serem encostado no paredão, porque estão amparados por essas alianças, que lhe concedem a vitória através do voto secreto. Alguns homens, não acha que o que ele é, é mais importante do que ele tem, e sim, o que ele tem, é o que vai valorizá-lo. E dessa forma, eles justificam as suas atitudes. Temos visto a maneira pela qual as alianças por conveniência têm chegado ao fim. Em Mt 26:14-16 está escrito: “ Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, e disse: Que me quereis dar, e vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata. E desde então buscava oportunidade para o entregar”. Depois que Jesus foi preso Judas tentou desfazer a aliança devolvendo as moedas dizendo: Pequei tirando o sangue inocente. Eles porem disseram: Que nos importa? Isso é contigo. (Mt 27:4)

Há pouco tempo vimos o que aconteceu com o escândalo do mensalão, pessoas que comiam no mesmo prato sendo de partido diferente brigaram entre si e acabaram tendo o mandato caçado. E assim são as alianças por conveniência elas duram enquanto tiverem utilidade. O salmo 14;1-5 diz: “Disse o néscio no seu coração: não há Deus. Tem-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem. O Senhor olhou desde o céu para os filhos dos homens, para ver se havia alguns que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um. Não terão conhecimento os obreiros da iniqüidade, que comem o meu povo, como se comessem pão? Eles não invocam ao Senhor. Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos”.

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 11/10/2007
Código do texto: T689406
Classificação de conteúdo: seguro