Entendendo as pontuações e as elipses de Deus.


Antes e depois da vírgula, e depois do ponto: entendendo as pontuações e as elipses de Deus.

“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16:31).

Ao ler esse versículo, a primeira impressão que se tem é que basta um crer para que toda a sua casa seja salva.

Contudo, aprendemos pela palavra que a salvação é individual. É necessário crer — o que equivale à fé — e aceitar Jesus como salvador — o que equivale à confissão dessa fé —, e essa confissão equivale ao batismo, sendo público visto que há testemunhas, pelo menos o pastor que o realiza e a própria pessoa a ser batizada e, logicamente, Deus, a Primeira Pessoa do evento.

A primeira frase enfatiza a ação de CRER com a consequência da salvação. Após a vírgula, está implícito o verbo CRER, assim:

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, (vírgula) (CREIAM) tu e a tua casa (para serem salvos). Porque para ser salvo é preciso crer, sendo a fé a condição para ser salvo. Logo, não é

TU e a TUA CASA. [PONTO FINAL] Esse ponto final funciona como uma elipse (uma omissão) do predicado verbal: “CREIAM” e (consequentemente, como resultado da fé) serão salvos. Ficaria assim: TU E A TUA CASA “CREIAM” E SERÃO SALVOS.

Então, vamos dar vistas ao que se encontra elíptico no versículo:

Crê “TU” no Senhor Jesus e “TU” serás salvo, (aqui uma vírgula que separa a frase principal do aposto enumerativo: tu e a tua casa (tua família — os membros que a compõem e que crerão em Jesus como salvador e o aceitarão como tal; ou seja, eles precisarão realizar as ações de “crer e aceitar”).

Crê e TAMBÉM a tua casa “CREIA”
e não
“Tu e também a tua casa serão salvos”.
Mas:
Que TU creias e que a TUA CASA creia.

Tu e a tua casa serão salvos sob a condição de CREREM. É preciso que cada um, individualmente, creia para ser salvo. Logo, para a casa, i.e., a família, ser salva é preciso que ela — a casa, a família — “CREIA” e não se acomode no membro que “CREU” e “ACEITOU”, como que ficando “na sua aba”, pensando: “Ah, ele ora por nós e tudo bem; ele aceita por nós e seremos salvos”.

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 4:7).

Se essa verdade bíblica tocou o teu coração é porque você CREU; então, não endureça o teu coração para ACEITAR a salvação que Jesus lhe oferece gratuitamente.

Deus abençoe você.
Monica Campello
Enviado por Monica Campello em 04/04/2020
Reeditado em 05/04/2020
Código do texto: T6906169
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.