Jesus, nosso Advogado

Mensagem inspirada em 1 João 2.1: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Em algum momento da vida as pessoas, provavelmente, precisarão da ajuda de um advogado. Trata-se de um profissional estudioso das leis, conhecedor dos trâmites jurídicos e processuais. No caso da pessoa cometer algum crime na esfera criminal ou de corrupção, haverá ainda a figura do promotor de justiça, que representa a acusação e a figura do juiz que dá o julgamento. A título de curiosidade a origem da palavra advogado, tanto no latim quanto no grego antigo, está relacionado com alguém que é chamado para estar ao lado.

Quando o advogado está com seu cliente em seu escritório, ele dá conselhos, encoraja no caso de um processo difícil que não está andando bem e também consola nos momentos difíceis, principalmente se houver derrota. Pelo menos é isso que se espera de um advogado comprometido com a justiça e que toma a causa do seu cliente para si. Mas há um detalhe: é fundamental que o cliente seja honesto, verdadeiro, sincero, enfim, conte todos os fatos relevantes para a causa a ser defendida pelo advogado.

A raça humana representada em Adão e Eva pecou. Ficamos todos com a mancha da culpa. Recebemos a condenação no tribunal de Deus. Somos condenados? Errado! Jesus morreu na cruz e retirou nossa culpa diante do Senhor. Fomos justificados, tornados justos. Mas mesmo assim o pecado continua a nos atormentar. Alguém dizer que não peca é mentiroso, conforme afirma 1 João 1.8. O que se deve fazer é confessar o pecado para recebermos o perdão e ser purificado, isto está em 1 João 1.9. A figura de Jesus como Advogado surge nesse trecho de versículos, no qual se inicia o capítulo 2.1 em que o apóstolo João nos exorta a não pecar, mas caso aconteça de nós pecarmos temos nosso Advogado junto ao Pai. Trata-se de mais uma evidência da graça e misericórdia de Deus para conosco.

No Antigo Testamento tem uma passagem interessante no livro do profeta Zacarias capítulo 3 versículos um ao cinco. Resumidamente relata uma visão que o profeta teve na qual aparecia o Sumo Sacerdote Josué, o Anjo do Senhor e o Adversário, Satanás, pronto a acusar Josué, conforme diz o texto. O Anjo do Senhor repreende o Adversário e descreve que o Josué estava vestido com roupas impuras, depois o Anjo ordena que as roupas impuras sejam retiradas e diz a Josué que lhe retirou o pecado, pediu ainda para que o vestisse com roupas de grande nobreza. Colocou também um turbante na cabeça de Josué. Duas observações referentes a esta passagem: o Anjo, está grafado com A maiúsculo. Acredita-se que quando anjo é grafado desta forma está se referindo a Jesus. O nome Satanás, vem do hebraico Satan, que significa acusador. Essa visão profética antevê a obra sacrificial de Jesus que retirou o nosso pecado, tirando as nossas vestes sujas do pecado e dando-nos uma nova veste, uma nova vida.

É muito importante salientar o que foi dito no início referente à relação que um cliente tem com seu advogado e também a relação do crente com Jesus, que é a transparência. Supondo que o cliente do advogado se envolveu num crime do colarinho branco, a tal da corrupção, e o cliente está sendo acusado, será necessário que a verdade seja contada para que advogado possa defender de forma adequada, conforme for o cliente pode ser absolvido caso não tenha tido envolvimento ou caso tenha se envolvido o advogado buscará a menor pena possível. Este exemplo pode ser assustador, mas infelizmente as pessoas estão suscetíveis a cometer crimes. Os cristãos regenerados não cometerão crimes de corrupção ou nenhum crime na esfera criminal ou administrativa (assim se espera), mas pode cometer pecados e sofrer suas consequências, se isso acontecer deverá correr para Jesus e contar toda a verdade, confessar-se, quebrantar-se, demonstrar o verdadeiro arrependimento. Acontecendo isso, nosso Advogado vai nos confortar, consolar e irá pedir o perdão junto ao Pai e este será concedido.

15/05/2020

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 15/05/2020
Reeditado em 18/05/2020
Código do texto: T6948283
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.