O que é evangelização?

Entendo por evangelização “levar o evangelho de Jesus Cristo ao Mundo”, mas não somente isso. Não é possível apenas falar de Jesus, sem viver com Jesus, ser Seu servo fiel, testemunhar do Amor Dele.

Abaixo seguem alguns versículos que endossam minha opinião:

E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a toda a criatura”.

Marcos 16:15

“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. Mateus 24:14

Outro aspecto é que o Senhor nos convida, nos chama, e quer nos enviar a realizar essa nobre missão de evangelizar:

Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós?" E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me! Isaías 6:8.

Quando aceitamos esse chamado do Senhor para evangelizar, levar o evangelho, Ele mesmo derrama sobre nós do Seu Espírito Santo e nos dá poder para testemunhar:

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra". Atos dos Apóstolos 1:8

Vemos no versículo acima, que Ele nos fez Suas testemunhas. Ou seja, nós testemunhamos do Senhor Jesus. O que é testemunhar? É mostrar por meio da nossa vida, diante da sociedade, perante o Mundo, que Jesus transformou nossa vida e agora vivemos conforme os ensinamentos Dele. Essa mudança de vida não é apenas em palavras, mas em atitudes.

[...] e nos encarregou da mensagem da reconciliação. 20Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus vos encorajasse por nosso intermédio. Assim, vos suplicamos em nome de Cristo que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5:19-20.

O embaixador é “aquele que vai em missão” , “aquele que representa um país, uma nação”, nesse caso, a nação representada é o Reino de Deus. Somos responsáveis por falar ao Mundo sobre o Reino de Deus, e somos moradores desse Reino. Não somos do Mundo, estamos aqui de passagem representando nosso Rei Jesus. Evangelizar é representar o Reino de Deus na Terra.

“Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida por nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.” (2 Co 3:2-3)

A carta leva informações, notícias. Assim, nós somos cartas de Cristo, levamos as notícias Dele. A mensagem Dele que levamos ao Mundo é que Ele voltará e nos levará para morar com Ele na eternidade. Convidamos a quem quiser que se prepare para subir com Ele e fazer parte desse Reino.

Por fim, não basta apenas levar a mensagem de Jesus, mas representá-lo. Representar é “ser a imagem de” então, precisamos ser a imagem de Cristo. Como fazer isso? Ele nos ensina pela Sua Palavra:

“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". João 13:35

A principal característica e ensinamento de Jesus é o amor. Para representá-lo precisamos exercer o amor. Não só amando quem nos ama, mas amando quem nos odeia; amando quem é difícil de amar.

Outro ensinamento do Senhor é sobre o fruto do Espírito. Quem tem o Espírito Santo de Jesus e o representa, precisa exercitar a cada dia o fruto do Espírito, para bem refletir a Jesus:

“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei".

(Gl 5:23).

Em todo tempo, se faz necessário praticar o fruto do Espírito. Contudo, em tempos de pandemia, nunca foi tão relevante e necessário exercitar especialmente a fé, a mansidão e a temperança.

Evangelizar é mostrar ao Mundo que diante das adversidades somos diferentes, porque praticamos o fruto do Espírito, porque sabemos em quem temos crido, e que Ele é fiel. Sabemos de onde viemos, onde estamos e para onde vamos.

Ghane Kelly Gianizelli
Enviado por Ghane Kelly Gianizelli em 11/07/2020
Código do texto: T7002603
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.