Jesus, o Juiz

Atos 10.42

Já dizia aquele velho ditado: quem não deve não teme. Se uma pessoa não fez algo errado ou ilegal não precisa temer por um julgamento de condenação. Infelizmente a justiça humana muitas vezes é falha, mas a justiça divina é perfeita. Aqueles que são remidos pelo sangue do Cordeiro, não devem temer o juízo que será exercido por Jesus, contanto que se aja de acordo com que Ele espera. Há inúmeras passagens nas Escrituras que descrevem as ações e comportamentos que precisamos ter.

Em Miquéias 6.8 o Senhor Deus pede que pratiquemos a justiça, que sejamos misericordiosos e leais uns com os outros e andemos humildes diante Dele. No Novo Testamento, no Evangelho de Mateus, capítulo 27, a partir do versículo 31 Jesus diz que separará ovelhas de bodes, sendo que as ovelhas praticaram diversos atos de amor.

A figura do juiz é muito antiga. Nos tempos do povo de Israel no deserto, Jetro aconselhou Moisés a designar homens para ouvir o povo e dar uma palavra de julgamento para porções menores de pessoas e deixar para Moisés apenas os casos mais difíceis, já se figura ai a primeira e a segunda instância. No âmbito divino o Deus Pai executou o primeiro juízo em Adão e Eva após o pecado, depois com o dilúvio e também no caso de Sodoma e Gomorra só para citar os primeiros casos. Mas exatamente qual a ideia de juiz, juízo ou julgamento e o ato de julgar? No Latim está relacionado com aplicar a lei e no grego a palavra é Krisis para julgamento e Krites para juiz, que tem o significado básico de separar, distinguir. A ideia grega é que diante uma ação praticada por alguém há um julgamento a fazer, distinguir entre a absolvição e a condenação. A ideia latina de praticar a justiça está relacionado com aplicar a lei.

A passagem de Atos 10.42 está no discurso do apóstolo Pedro após o batismo no Espírito Santo em Cornélio, basicamente diz que Deus conferiu a Jesus o título de Juiz e o poder para julgar os vivos e os mortos. Esta passagem é reforçada no Evangelho de João 5.27. É Ele quem separa (julga) ovelhas de bodes, justos dos ímpios, joio do trigo. Também caberá a Ele nos julgar após o arrebatamento e dar-nos o galardão conforme as nossas ações praticadas em vida. Será que precisamos temer?

Os tempos atuais parecem apocalípticos, perto do fim e do esperado retorno de Jesus, mas ainda há tempo. Tempo para sermos melhores pessoas, tempo para praticar o amor e a justiça, tempo inclusive para quem ainda não se arrependeu, conforme está escrito em 2 Pedro 3.9 “O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.”

07/08/2020

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 07/08/2020
Código do texto: T7028640
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.