Estudo sobre a terceira Epistola de João

3º Epístola de João

Um Contraste entre Dois Homens

Pr. Cidinei da Rosa

Quem eram afinal nesta epístola?

.. João --- Gaio — Demétrio — Diótrefes ..

A terceira epístola de João (3 João) foi escrita com o propósito de incentivar um discípulo fiel a perseverar no seu serviço, mesmo enfrentando resistência de um outro homem que tinha bastante influência.

Sobre o destinatário desta carta, sabemos somente o que João disse nela. Era um irmão em Cristo chamado Gaio. João o amava e elogiava seus trabalhos e sacrifícios generosos em prol do evangelho. É possível que Gaio enfrentasse alguns problemas de saúde e até dificuldades financeiras, pois João desejava prosperidade e saúde para ele (3° João 2). Mas qualquer fraqueza física ou necessidade material foi insignificante quando comparada com a perseverança e saúde espiritual de Gaio.

Gaio foi respeitado, até por irmãos que só o conheciam de passagem, por sua generosidade em acolher e ajudar evangelistas que passavam por sua cidade. Ele reconhecia estes homens fiéis e dava seu apoio, e João elogiou esta atitude. Observamos pelo exemplo de Gaio uma das muitas maneiras que podemos contribuir à obra de Deus: além de juntar os nossos recursos financeiros com os de outros cristãos para fazer o trabalho de uma igreja local (veja 1 Coríntios 16:1-2; Filipenses 4:14-18), podemos usar nosso dinheiro, nossas casas e outros recursos materiais para apoiar a servos fiéis que pregam o verdadeiro evangelho. Era assim que Gaio ágia em sua época, nos seus dias.

O outro personagem destacado nesta carta nos trás um contraste bem diferente. Embora tivesse influência na igreja, Diótrefes foi dominado por ambições carnais de poder e soberba, tendo a petulância de tomar a primazia para si. Ele não somente não apoiava, mas até procurava impedir o trabalho dos fiéis verdadeiros, além de não ajudar atrapalhava, e quando outros ajudavam os irmãos dedicados e verdadeiros fiéis, este homem os expulsava da igreja! Até blasfemava contra o próprio apóstolo João, sim, ele teve a coragem de falar mal do apóstolo de Jesus Cristo, João, 1° imediato encarregado a propagar a vontade do Cristo naquela época, sua tática naquela época foi falar mal para desmoralizar e denegrir os outros que não apoiavam a sua heresia e apostasia, sua luta era guerreada pela língua como espada, e por motivos tão graves como esses, nesta 3° epístola João comenta que pretendia repreendê-lo pessoalmente diante de todos

para desmascarar finalmente a Diótrefes , afirmando que sua máscara ia cair.

Mesmo já sendo idoso, muito velho, mesmo assim João iria se despor a viajar até o falso e pretencioso Diótrefes e repreende-lo diante de todos, em defesa do evangelho verdadeiro, pois isso era extremamente necessário para que mais vidas não fossem perdidas ou prejudicadas por esta pessoa que agia de má fé levianamente.

O conteúdo de 3° João se organiza pelos assuntos abordados, principalmente os comentários sobre as obras das pessoas citadas:

Versículo 1 é a saudação, na qual João identifica por nome o destinatário da carta. Versículos 2 a 4 comunicam o desejo do autor referente à vida de Gaio, elogiando sua fidelidade. Como no começo das outras epístolas, João enfatiza aqui a importância da direção da vida com o verbo “andar”. Aqui, ele fala de andar na verdade, pois consta na carta que alguns estavam andando no engano (compare 2° João 4). Na primeira epístola, usou a expressão paralela de andar na luz e praticar a verdade (1 João 1:6-7).

Versículos 5 a 8 mostram a aprovação pelo apóstolo sobre as obras de Gaio em acolher e ajudar pregadores do evangelho.

Versículos 9 e 10 apresentam um nítido contraste na forma de uma crítica de Diótrefes, o irmão ambicioso que atrapalhava o trabalho dos fiéis.

Versículo 11 define em poucas palavras o ponto principal do contraste entre esses homens. Devemos imitar o bom e rejeitar o mau, considerando os destinos finais dos dois.

Versículo 12 comenta sobre um outro homem, Demétrio, possivelmente o mensageiro que teria levado esta epístola a Gaio, a quem foi muito bem recomendado, foi falado muito bem sobre ele pelas pessoas verdadeiras e de boa fama.

Versículos 13 a 15 são os comentários finais nos quais João fala da sua esperança de ver Gaio pessoalmente, quando faria uma viagem até ele, também para reprender Diótrefes.

“Em nossa experiência na busca das coisas de Deus nas epístolas de João, encontraremos muitas pessoas com as características carnais de Diótrefes. Mas, graças a Deus, também encontraremos pessoas sinceras, generosas e boas como Gaio, e mensageiros fiéis como Demétrio leva a verdade sem adultera-la, Devemos imitar o bom exemplo destas, e fugir da corrupção daquelas.”

Dicionário:

PRIMAZIA = 1. Dignidade de primaz. 2. Qualidade do que está em primeiro lugar, PRIMADO, PRIORIDADE 3. Superior.

VERDADE = Propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade.

MENTIRA = Ato ou efeito de mentir; engano, falsidade, fraude, FALSIFICAÇÃO da informação, manipular alterar.

BLASFEMAR = proferir ofensa grave ('palavra que insulta o sagrado')rogar praga(s); amaldiçoar.

Questionário de perguntas (Assinale a resposta correta)

1 Quem foi o autor desta epístola ?

a( ) Diótrefes. b( ) Gaio . c( ) João.

2 Quem foi o mensageiro que possivelmente levou esta carta 3° epístola de João até Gaio ?

a( ) Demétrio b( ) João . c( ) Diótrefes.

3 Quem foi Diótrefes ?

a( ) O anjo da Igreja da Ásia menor. b( ) O irmão ambicioso que atrapalhava o trabalho dos fiéis . c( ) Presbítero de Éfeso.

4 Mesmo já sendo idoso, muito velho, mesmo assim João iria se despor ?

a( ) Viajar até Gaio para Salda-lo e também repreender Diótrefes. b( ) Orar pela igreja onde estava Gaio. c( ) Amaldiçoar a Diótrefes.

5 Embora tivesse influência na igreja, Diótrefes foi dominado por ?

a( ) Sua fé sustentada por oração. b( ) Seu bom caráter cristão . c( ) Ambições carnais de poder e soberba.

6 Observamos pelo exemplo de Gaio uma das muitas maneiras que?

a( ) Podemos contribuir à obra de Deus. b( ) Devemos persistir em oração . c( ) Não devemos agir.

7 João mostra aprovação pelo apóstolo sobre as obras de Gaio em ?

a( ) Ficar neutro em situações difíceis. b( ) Acolher e ajudar pregadores do evangelho. c( ) Colocar tudo aos pés de Jesus.

8 com quem você se identifica nesta história, qual personagem é mais parecido com você ?

a ( ) João. b( )Gaio . c( ) Demétrio. d ( ) Diótrefes. e ( ) Não me identifico com nenhum deles.

Pastor Cidinei da Rosa
Enviado por Pastor Cidinei da Rosa em 14/10/2020
Reeditado em 14/10/2020
Código do texto: T7087213
Classificação de conteúdo: seguro